45ª Semana Literária começa nesta quarta e reúne escritores em PG
Evento acontece de 12 a 16 de agosto, no Sesc Estação Saudade, com programação que reúne nomes nacionais, artistas locais e diferentes linguagens

A 45ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc Paraná será realizada entre os dias 12 e 16 de agosto, no Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa. O evento reúne escritores, artistas e atrações voltadas à literatura e a diferentes linguagens culturais.
Em entrevista, o analista de cultura do Sesc Estação Saudade de Ponta Grossa, João Henrique, destacou a importância da realização do evento e da aproximação da literatura com o público.
“A Semana Literária está comemorando, neste ano, a 45ª edição. Então, ela é um evento muito tradicional no Sesc Paraná. Ela acontecia antes, em setembro, e tem acontecido no mês de agosto há uns dois anos já. É um momento em que, em todo o Paraná, 27 cidades se transformam em um espaço de fruição literária, de fruição cultural”, explicou.

Segundo João, a programação vai além da literatura e reúne diferentes manifestações artísticas. “A gente acaba recebendo escritores, artistas, contação de história, espetáculos e várias linguagens das artes são divididas nesse evento”, afirmou.
Ele também ressaltou a importância de manter a literatura presente entre as novas gerações. “A gente precisa fazer com que a literatura continue sendo um mote cultural relevante para que a nova geração também tenha acesso a esse tipo de evento. E trazer para Ponta Grossa uma programação de qualidade, de relevância, assim como em todas as outras cidades, é um dos principais fatores para a Semana Literária continuar sendo esse evento tão importante”, destacou.
Programação
Neste ano, a Semana Literária tem como tema 'Tudo cabe na palavra' e homenageia a escritora Adélia Prado. Para João, a escolha representa uma forma de reconhecer a importância da autora para a literatura brasileira.
“Especialmente o fato de que ela está aqui, está produzindo e continua com uma relevância absurda dentro da literatura nacional. Ela é uma das principais escritoras da história do Brasil. Para nós, homenageá-la em vida é muito importante, porque valoriza para ela o quão importante ela é para a construção do cenário literário nacional”, afirmou.
O analista também destacou a relação entre a temática escolhida para o evento e a obra da escritora. “Tudo cabe na palavra, tem tudo a ver com tudo que ela sempre produziu. É tão relevante, porque ela é uma imensidão em tudo que ela faz dentro das palavras dela, e a poesia dela segue e seguirá por muito tempo ainda”, disse.
A programação em Ponta Grossa começa na quarta-feira (12), às 9h, com a palestra de abertura da escritora Iris Figueiredo, autora voltada ao público jovem. Ela também participa de uma sessão de autógrafos e apresenta a palestra “Da internet ao livro”.
“Ela começou escrevendo virtual e hoje é uma escritora que tem diversas publicações e conseguiu fazer com que o digital viesse para o físico, que é uma coisa muito desejada por muitos que escrevem”, explicou João.
Na quinta-feira (13), a programação contará com a participação da escritora curitibana Júlia Raiz, que realizará uma palestra e uma oficina.
Já na sexta-feira (14), o destaque será o escritor Igor Pires, criador da marca “Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente”. “Ele vendeu mais de 100 mil cópias no Brasil, se eu não me engano, com uma relevância de poesia para o público jovem muito bacana também. A mesa dele é na sexta-feira à noite”, contou.
No sábado (15), a programação terá a participação dos escritores Giovani Martins, autor de “O Sol na Cabeça”, e Pedro Ruas.
“Giovani Martins é escritor de ‘O Sol na Cabeça’, fantástico, um livro que tem sido utilizado inclusive em vestibulares e tudo. Então ele tem uma relevância social muito bacana. E o Pedro Ruas, que é um dos principais escritores jovens da literatura, também com um bate-papo e com participação especial”, afirmou.
Artistas locais e diferentes linguagens
Além dos escritores convidados, a Semana Literária também contará com atrações de outras cidades e estados, incluindo companhias de teatro e grupos que trabalham com contação de histórias e oficinas.
“Além desses nomes de destaque, a gente tem companhias vindas de Morretes, de Londrina, de Santa Catarina, que vão apresentar espetáculos de teatro, contações de história, oficinas. Tem muita coisa legal, tem uma riqueza muito importante e escritores locais também fazendo lançamentos de livro”, destacou João.
Segundo ele, a programação foi pensada para reunir artistas de diferentes regiões e valorizar também a produção cultural de Ponta Grossa.
“A gente pensou em tudo, do nacional ao local, e conseguiu fazer um abraço muito interessante de artistas que toparam estar com a gente para poder fazer parte do evento”, afirmou.
Para João, a união entre literatura, teatro, artes visuais e outras manifestações culturais amplia o alcance do evento e permite que o público tenha contato com diferentes formas de expressão.
“Eu acredito muito que, quando você abre um espaço para colocar diversas linguagens dentro de um único evento, você amplia todas as possibilidades que ela te traz, porque não é apenas literatura, não é apenas artes cênicas, não é apenas artes visuais, mas tem um pouco de cada”, explicou.
Ele destacou ainda que a diversidade da programação permite que os visitantes descubram novas atividades durante o evento.
“As pessoas consomem aquilo que lhes interessa dentro daquele espaço. E uma coisa leva a outra. Às vezes você vai para uma mesa e tem a feira de livros ali; você acaba dando uma olhada no que tem, mas também vai ter um espetáculo de teatro daqui a pouco. Por que não ficar para assistir? E olha, essa oficina parece tão legal, por que também não talvez fazê-la?”, comentou.
O analista comparou a experiência a uma oportunidade de conhecer diferentes formas de arte em um mesmo ambiente.
“É a possibilidade de você levar diversas naturezas, mesmo de arte, dentro de um único espaço. É uma viagem em que você consegue transitar por várias ilhas e descobrir várias coisas que às vezes não é aquilo que você foi para descobrir”, afirmou.
Para ele, essa diversidade é justamente um dos diferenciais da Semana Literária. “Acho que a beleza de juntar várias possibilidades de cultura, de arte e de fazer cultural em um único evento é a capilaridade que isso consegue atingir. A gente consegue ter gente curiosa para poder descobrir e gente que acaba indo já gostando de uma coisa e acaba descobrindo outra, gostando de outra. Então é muito legal a gente poder ter várias possibilidades dentro da Semana”, concluiu.
Além da programação literária, o evento contará com feira de livros, espetáculos, oficinas, contações de histórias, palestras, bate-papos e lançamentos de autores locais. A programação ocorre de 12 a 16 de agosto, no Sesc Estação Saudade, em Ponta Grossa.





















