Prefeitura testa totem com inteligência artificial em cruzamentos de PG
Instalado na esquina das ruas Coronel Dulcídio e General Osório, o dispositivo deve iniciar a operação já na próxima semana

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, está finalizando os procedimentos para a realização de testes de um totem voltado ao gerenciamento e ao reforço da segurança viária em cruzamentos com visibilidade reduzida. A tecnologia realiza ajustes em tempo real e fornece informações sobre as condições da via, bem como sobre o fluxo de veículos e pedestres.
Instalado na esquina das ruas Coronel Dulcídio e General Osório, o dispositivo deve iniciar a operação já na próxima semana. O período de testes será de 30 dias, podendo ser estendido mediante análise do Município.
De acordo com o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, o dispositivo integra as ações da Prefeitura voltadas à modernização da sinalização viária e ao fortalecimento da prevenção de acidentes de trânsito.
“A sinalização viária cumpre um papel essencial na redução dos índices de acidentes e na ampliação da segurança da população. Por isso, é fundamental que busquemos constantemente a modernização e a adequação às novas realidades, promovendo um trânsito mais seguro para todos”, destaca.
A implantação do totem contou com o apoio da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa e do ecossistema de governança Vale dos Trilhos e foi realizada sem custos para o município.
De acordo com a secretária municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional e presidente da Agência de Inovação, Tônia Mansani, a iniciativa demonstra como a tecnologia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população em diferentes áreas.
“Esta iniciativa demonstra o nosso compromisso em utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos em todas as áreas, incluindo o trânsito. O ‘Tavino’ — como é conhecido o totem — é um exemplo claro de como a inovação pode ser aplicada para tornar nossa cidade mais segura, conectada e eficiente”, afirma.
Segundo o superintendente de Trânsito e Segurança Viária, João Rodrigo Pontes, o dispositivo opera com inteligência artificial, sensores e conectividade, analisando as condições do trânsito e atuando de forma preventiva e adaptativa.
“Em cruzamentos com visibilidade limitada, o totem é capaz de avaliar as condições do tráfego e informar os motoristas sobre a aproximação de outros veículos que possam representar risco à travessia. Além disso, a tecnologia auxilia na segurança dos pedestres, monitorando sua movimentação durante todo o processo de travessia e contribuindo para deslocamentos mais seguros”, finaliza Pontes.





















