Corpo de Bombeiros do PR tem aula prática em laboratório da UEPG
A aula prática para os futuros bombeiros ensinou como as estruturas anatômicas se relacionam com as técnicas de atendimento pré-hospitalar

Conhecer muito bem o corpo humano é essencial para salvar vidas. É com isso em mente que os alunos do Curso de Formação de Praças do 2º Batalhão de Bombeiros Militar do Paraná – Ponta Grossa tiveram uma aula especial na manhã desta segunda-feira (29), no Laboratório de Anatomia Humana da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
A aula prática teve como objetivo permitir aos futuros bombeiros compreendam como as estruturas anatômicas se relacionam com as técnicas de atendimento pré-hospitalar, tornando as intervenções em situações de emergência mais precisas e reforçando a qualidade do atendimento prestado à população.
De acordo com o professor José Fabiano Costa Justus, a atividade integra o projeto de extensão Visitando a Biologia, que promove visitas aos espaços do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, e foi realizada a partir de uma solicitação do Corpo de Bombeiros. “Nessa visita, foi possível demonstrar, por meio de modelos didáticos e peças anatômicas, as correlações entre a anatomia humana e as ações executadas no atendimento pré-hospitalar”, explica. Segundo o docente, o envolvimento da turma reforçou a importância da iniciativa. “A atividade foi fantástica. A turma demonstrou grande interesse pelo assunto, e as perguntas foram pertinentes e voltadas à prática dos futuros soldados”.
Para José Fabiano, a parceria entre a UEPG e o Corpo de Bombeiros evidencia o papel da universidade na formação continuada de profissionais que atuam diretamente com a sociedade. “Essa parceria mostra a importância de ambas as instituições desenvolverem atividades em conjunto, com o objetivo comum de atender cada vez melhor às necessidades da comunidade”.
A segunda tenente Débora Thaynara dos Santos, instrutora da disciplina de atendimento pré-hospitalar, explica que o Curso de Formação de Praças tem duração aproximada de 11 meses e objetiva formar soldados do Corpo de Bombeiros Militar. “Eles vão trabalhar nessa região aqui de Ponta Grossa, atendendo ocorrências, na ambulância, no caminhão, e em diversas situações”. Segundo a oficial, o atendimento pré-hospitalar é uma das disciplinas fundamentais do curso, pois capacita os alunos para realizar os primeiros socorros às vítimas de acidentes e outras ocorrências, aumentando as chances de salvar vidas. Nesse contexto, o estudo da anatomia humana é indispensável, e a parceria com a UEPG amplia a qualidade da formação.
“Com essa experiência, observando as peças anatômicas, compreendendo a fisiologia e identificando as estruturas que compõem o organismo, eles conseguem relacionar esse conhecimento às principais lesões que atendemos no dia a dia. Isso faz com que entreguem um atendimento melhor para a população”, destaca. Débora explica que a vivência prática facilita a aplicação do conteúdo aprendido em sala de aula. “Quando estiverem atendendo uma vítima, eles vão lembrar, por exemplo, da importância de controlar uma hemorragia em uma artéria de grande calibre ou de restringir o movimento da coluna para evitar uma lesão na medula. Aqui eles conseguem visualizar essas estruturas e colocar em prática aquilo que aprenderam na teoria”.
GALERIA DE FOTOS
Com informações de Assessoria de Imprensa.
Leia o resumo da notícia
- Alunos do Curso de Formação de Praças do 2º Batalhão de Bombeiros Militar participaram de uma aula prática de anatomia humana no Laboratório de Anatomia da UEPG, com foco na aplicação dos conhecimentos ao atendimento pré-hospitalar.
- A atividade, realizada por meio do projeto de extensão Visitando a Biologia, utilizou modelos didáticos e peças anatômicas para relacionar a anatomia às técnicas de primeiros socorros e atendimento em emergências.
- Segundo a UEPG e o Corpo de Bombeiros, a parceria fortalece a formação dos futuros soldados, contribuindo para atendimentos mais precisos e qualificados à população da região de Ponta Grossa.



























