TRE reconhece elegibilidade de Jocelito Canto | aRede
PUBLICIDADE

TRE reconhece elegibilidade de Jocelito Canto

Decisão unânime recoloca ex-prefeito no cenário eleitoral de 2026

Jocelito Canto está de volta ao cenário político com a decisão do TRE
Jocelito Canto está de volta ao cenário político com a decisão do TRE -

Julia Sansana

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu, por unanimidade, julgar procedente o Requerimento de Declaração de Elegibilidade (RDE) apresentado pelo ex-prefeito de Ponta Grossa, ex-deputado estadual e comunicador Jocelito Canto. Com a decisão, ele volta a estar apto para disputar eleições e já sinalizou que pretende concorrer ao cargo de deputado federal em 2026.

O julgamento reconheceu a inexistência de inelegibilidade relacionada a improbidade administrativa. Durante a sessão, o presidente do TRE-PR, Luciano Carrasco Falavinha Souza, proclamou o resultado favorável ao ex-prefeito.

“O Tribunal, por unanimidade, julga procedente o pedido de declaração de elegibilidade para reconhecer a inexistência de inelegibilidade por improbidade administrativa, dessa forma está proclamado o resultado”, afirmou o magistrado.

A decisão representa uma reviravolta política para Jocelito Canto, que nas eleições de 2022 recebeu cerca de 74 mil votos para deputado federal pelo PSDB e chegou a ser eleito nas urnas. No entanto, em razão da situação de inelegibilidade vigente à época, ele não assumiu a cadeira na Câmara Federal.

Com isso, a vaga ficou com o ex-governador Beto Richa, segundo mais votado da coligação tucana, que obteve aproximadamente 64 mil votos.

Figura conhecida da política ponta-grossense e da comunicação regional, Jocelito volta agora ao cenário eleitoral em condições legais de disputar o pleito de 2026. A decisão do TRE-PR deve ampliar as movimentações políticas nos Campos Gerais, especialmente diante da expressiva votação alcançada pelo ex-prefeito no último processo eleitoral.

"Agora vão ter que me ganhar na urna, no tapetão, nos porões daqueles que fizeram mal pra mim. O tempo corrige as injustiças", disse Jocelito em áudio de comemoração. 

Além disso, a Deputada Estadual e filha de Jocelito Canto, Mabel Canto, publicou um vídeo em suas redes sociais comemorando a elegibilidade do pai. "A justiça foi feita. Foi sofrido, nós perdemos um deputado federal por questões políticas, mas Deus sempre é justo. Estamos sempre prontos pra luta pela nossa população". 

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right