Pint of Science transformará bares e cafés em espaços de ciência em PG
Evento internacional acontece na próxima semana e convida o público para conversar sobre ciência de forma leve, acessível e descontraída

A contagem regressiva já começou para o Pint of Science, considerado o maior festival de divulgação científica do mundo. Entre os dias 18 e 20 de maio, pesquisadores de diferentes áreas vão ocupar bares e cafés de Ponta Grossa para conversar com o público sobre temas atuais e curiosos, aproximando a ciência do cotidiano das pessoas.
Com entrada gratuita, o evento propõe uma experiência diferente, trocar o ambiente tradicional das salas de aula e laboratórios por espaços descontraídos, onde o público pode ouvir especialistas, fazer perguntas e participar de debates sobre assuntos que vão desde inteligência artificial e microbiologia até saúde, clima, radioatividade e universo.
A programação contará com pesquisadores da UTFPR, UEPG, UFPR e UniCentro, além de profissionais convidados, abordando temas de forma acessível e dinâmica. Entre os destaques estão discussões sobre os impactos da inteligência artificial, suplementos e hormônios, mudanças climáticas, ciência e sociedade, além de curiosidades sobre microrganismos e astrobiologia.
Além do conteúdo científico, o Pint of Science também aposta na interação e na troca de experiências, incentivando a participação da comunidade em conversas informais com pesquisadores. A proposta é mostrar que a ciência faz parte do dia a dia e pode ser debatida de maneira leve, divertida e próxima do público.
O encerramento do evento contará ainda com apresentação da banda JAMP, reunindo ciência, cultura e entretenimento em uma mesma programação.
PROGRAMAÇÃO
Dia 18 - Segunda
Local - Mudra Lab
16:00 | Odisséia microbiológica
Local – Frederico
19:30 | A ciência está pra peixe: a tilápia pode ajudar a curar suas feridas?
20:30 | Remédios que mandam na fome: a virada no emagrecimento
21:30 | A vida em uma perspectiva cósmica
Dia 19 - Terça
Local - Mudra Lab
16:00 | OdisseIA - uma viagem pelo universo da I.A.
Local - Frederico
19:30 | Como não deixar as máquinas determinarem o seu destino?
20:30 | Por que precisamos cada vez mais falar de gênero para fazer ciência?
21:30 | Tanta casa vazia, tanta gente sem teto
Dia 20 - Quarta
Local - Mudra Lab
16:00 | Vale tudo pelo shape? O que você precisa saber sobre suplementos e hormônios.
Local - Capivaras
19:30 | Radioatividade: energia, cura e catástrofe
20:30 | Onde o vento faz a curva: por que tornados estão em alta?
21:30 | Se os cientistas erram tanto, por que confiar neles?
Com informações da assessoria.
RESUMO
Ciência fora dos laboratórios: O festival Pint of Science acontecerá em Ponta Grossa entre os dias 18 e 20 de maio, levando pesquisadores para bares e cafés com o objetivo de debater temas científicos de forma descontraída e acessível.
Programação diversificada: Com entrada gratuita, o evento contará com especialistas da UTFPR, UEPG, UFPR e UniCentro abordando assuntos variados, como inteligência artificial, mudanças climáticas, saúde, radioatividade e astronomia.
Interação e cultura: Além dos debates e da troca de experiências com a comunidade, o festival busca aproximar a ciência do cotidiano e contará com um encerramento cultural com a apresentação da banda JAMP.





















