Ponta Grossa já registra 46,6 milímetros de chuva neste sábado
O alto volume se dá devido à formação de um "ciclone bomba" na costa da Argentina, que deve impactar o clima em todo o centro-sul do Brasil

Ponta Grossa registrou 46,6 milímetros de chuva até 17 horas deste sábado (09). Os dados foram divulgados pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O alto volume se dá devido à formação de um "ciclone bomba" na costa da Argentina, que deve impactar o clima em todo o centro-sul do Brasil. O fenômeno promete trazer uma mudança radical no tempo nos Campos Gerais.
Segundo o Climatempo, a passagem do ciclone deve provocar rajadas de vento de até 90 km/h no Paraná, abrindo caminho para a entrada de uma potente massa de ar polar.
A Defesa Civil de Ponta Grossa está em estado de monitoramento devido às condições climáticas instáveis que atingem a região. A previsão é de que o acúmulo chegue aos 55 mm nas próximas horas.
QUEDA DE TEMPERATURAS
O reflexo desse sistema será sentido com força em Ponta Grossa a partir deste sábado (09) e domingo (10). De acordo com o Simepar, o ápice do frio ocorrerá no início da próxima semana. No domingo, a mínima já cai para 7°C. Contudo, a segunda-feira (11) deve registrar apenas 3°C nas primeiras horas da manhã.
As temperaturas máximas não devem ultrapassar os 17°C durante o período. A massa de ar polar é tão rigorosa que meteorologistas não descartam a possibilidade de neve nas áreas mais altas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
CAMPOS GERAIS
Além de Ponta Grossa, outras cidades dos Campos Gerais e demais regiões também registraram um alto volume de chuva até 17 horas:
- Lapa: 50,2 mm
- Jaguariaíva: 43,2 mm
- Porto Amazonas: 63,2 mm
- Telêmaco Borba: 70,6 mm
- São Mateus do Sul: 31,6 mm
- São Mateus do Sul - Divisa: 25 mm
- São Mateus do Sul - Fluviópolis: 22,8 mm
- Irati: 34,6 mm
- União da Vitória: 20,4 mm
RESUMO
Volume de chuvas: Ponta Grossa registrou 46,6 mm de chuva até o final da tarde deste sábado (09), com outras cidades da região, como Telêmaco Borba, ultrapassando os 70 mm devido à influência de um "ciclone bomba" na costa argentina.
Alerta de ventos: A passagem do ciclone pode provocar rajadas de vento de até 90 km/h no Paraná, mantendo a Defesa Civil em estado de monitoramento para possíveis ocorrências nos Campos Gerais.
Frio intenso: O fenômeno abrirá caminho para uma massa de ar polar que derrubará as temperaturas em Ponta Grossa, com previsão de mínima de 7°C no domingo e apenas 3°C na manhã de segunda-feira (11).





















