Atenção Primária vai ampliar oferta de implantes contraceptivos em PG | aRede
PUBLICIDADE

Atenção Primária vai ampliar oferta de implantes contraceptivos em PG

Ação da Secretaria Municipal de Saúde está qualificando enfermeiros para ampliar a oferta de contraceptivos

A atividade é realizada pela Escola Municipal de Saúde Pública e pelo Centro Municipal da Mulher (CMM)
A atividade é realizada pela Escola Municipal de Saúde Pública e pelo Centro Municipal da Mulher (CMM) -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quarta e quinta (22 e 23) uma ação de qualificação profissional junto aos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS), visando a ampliação da oferta de implantes contraceptivos (Implanon) e de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) nas Unidades de Saúde. A atividade é realizada pela Escola Municipal de Saúde Pública e pelo Centro Municipal da Mulher (CMM), na Faculdade Unicesumar. Trinta enfermeiros participam da atividade.

Com este treinamento, o município está capacitando a rede de profissionais para o atendimento, orientações e implantação dos contraceptivos, acompanhando o aumento da oferta do Implanon, por meio do Ministério da Saúde. Este implante contraceptivo já vem sendo oferecido pela Prefeitura desde 2023, com recursos próprios, e terá agora a oferta ampliada pelo Ministério.

IMPLANTE

O Implanon, que é um implante contraceptivo de longa duração (3 anos), será agora oferecido gratuitamente pelo SUS para todas as mulheres em idade fértil. Em Ponta Grossa, desde o início da oferta do Implanon pelo município, cerca de 250 mulheres em situação de vulnerabilidade social já foram beneficiadas pela oferta do implante. Agora, com a ampliação do público promovida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), poderão ser atendidas todas as mulheres em idade fértil, dos 14 aos 49 anos – com público inicial de 1265 mulheres a serem encaminhadas pelas unidades de saúde – equivalente ao número de implantes direcionados ao município neste momento.

CONFIRA UM RESUMO DA NOTÍCIA:

- A Prefeitura de Ponta Grossa capacita enfermeiros da Atenção Primária para ampliar a oferta de contraceptivos como Implanon e DIU nas unidades de saúde.

- O treinamento prepara profissionais para atendimento, orientação e aplicação dos métodos, acompanhando a ampliação da oferta pelo SUS.

- O Implanon, já oferecido pelo município, passa a ser disponibilizado gratuitamente para mulheres de 14 a 49 anos, ampliando o acesso ao método contraceptivo.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right