Adimplência no pagamento do IPVA aumenta 18,2% em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Adimplência no pagamento do IPVA aumenta 18,2% em Ponta Grossa

Redução da alíquota para 1,9% impulsionou os pagamentos e refletiu em alta também em todo o Paraná

Ponta Grossa registrou aumento de 18,2% na taxa de adimplência
Ponta Grossa registrou aumento de 18,2% na taxa de adimplência -

Lincoln Vargas

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A redução da alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 1,9% fez com que a taxa de adimplência tivesse um aumento em todo o Paraná, e em Ponta Grossa não é diferente.

Segundo informações obtidas pelo Portal aRede, Ponta Grossa tem uma frota tributada de 131.496 veículos. Destes, 83.957 pagaram parcial ou integralmente o IPVA até o fim do mês de janeiro. Em comparação com 2025, foram 71.023 pagamentos, representando um aumento de 18,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O aumento na taxa de adimplência foi registrado em todo o estado do Paraná. Dados obtidos em levantamento da Receita Estadual indicam que todos os 399 municípios do estado apresentam o aumento.

Em uma média geral, houve aumento de 17,8% na taxa de adimplência estadual. Ao todo, são 2,7 milhões de contribuintes com as contas em dia no estado em 2026, em comparação com 2,3 milhões em 2025.

Entre os aumentos com maior destaque, Indianápolis, na Região Noroeste, teve um salto de 48% no número de contribuintes em dia com o imposto de um ano para outro, sendo o maior do estado. 

CALENDÁRIO

O calendário de pagamentos da segunda parcela do IPVA 2026 começa no próximo dia 9 de fevereiro e se estende até o dia 13. Os vencimentos variam de acordo com o final da placa dos veículos:

Final 1 e 2: 09/02

Final 3 e 4: 10/02

Final 5 e 6: 11/02

Final 7 e 8: 12/02

Final 9 e 0: 13/02

Para fazer o pagamento, os proprietários devem acessar o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamento de Tributos para gerar as guias. Outra possibilidade é o uso do aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS, que permite o acesso às guias.

Os contribuintes poderão pagar o IPVA 2026 via PIX a partir do QR Code presente na guia, podendo ser feito a partir de mais de 800 instituições financeiras, bem como seus canais digitais, não limitados aos parceiros do Estado.

SITES FALSOS

A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes sobre sites fraudulentos relacionados à cobrança do IPVA. A recomendação é gerar sempre as guias de pagamento através dos sites oficiais, identificáveis por endereços que terminam com a extensão “.pr.gov.br”, ou utilizar o app da Receita Estadual.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right