Rede municipal de Ponta Grossa se prepara para 2026 com novas vagas para alunos e servidores | aRede
PUBLICIDADE

Rede municipal de Ponta Grossa se prepara para 2026 com novas vagas para alunos e servidores

Secretária de Educação detalha sobre a entrega de kits escolares, gestão da merenda escolar e melhorias na infraestrutura do ensino público de Ponta Grossa

Joana D'Arc, secretária de Educação de Ponta Grossa
Joana D'Arc, secretária de Educação de Ponta Grossa -

Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ano de 2026 para a Educação de Ponta Grossa será voltado à ampliação de vagas para estudantes, oportunidades para 200 novos servidores e desenvolvimento de projetos que já estão otimizando o ensino público do município.

Com o retorno às aulas da rede municipal marcado para o dia 05 de fevereiro, a equipe de Jornalismo do Grupo aRede entrevistou a secretária municipal de Educação, Joana D'Arc Panzarini Egg, para sanar dúvidas sobre o início do ano letivo de 2026. A secretária contou à reportagem que, durante o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) permanece com os atendimentos aos pais que perderam o período de matrícula ou precisam de outras orientações. Nas escolas, o trabalho segue sendo feito para organizar as instituições que vão receber seus servidores e alunos em pouco mais de três semanas.

A secretária explica que todos os alunos da rede municipal de Ponta Grossa receberão os materiais e uniforme escolar em kits completos, como tem sido feito em todos os anos da gestão. "Já estamos recebendo os uniformes no departamento da SME. Os kits da escola também estão sendo confeccionados, e está tudo encaminhado para que eles sejam entregues logo no início do ano letivo", diz. Joana ainda destaca que, em comparação à entrega do último ano, o material de 2026 inclui melhorias, como a entrega de cadernos de capa dura e uma garrafa de água de modelo squeeze, além da possibilidade da entrega de novas mochilas.

VÍDEO
aRede.info
Confira os detalhes na live do Portal aRede. | Autor: aRede.info
  

Vagas e novas contratações

Questionada sobre a quantidade de vagas da rede municipal, que atualmente conta com mais de 32 mil alunos, Joana explica que serão abertas mais de mil vagas no Ensino Infantil. "Esta é a nossa maior demanda: vagas para alunos de 0 a 3 anos, mesmo não sendo um período obrigatório, está tendo alta procura. A partir dos 4 anos em diante, não temos falta de vagas. Portanto, estamos ampliando as vagas nos CMEIs, mas para que a gente possa aumentar este número de alunos, precisamos ampliar o número de servidores", diz. 

Estão previstas contratações para assistentes de sala e estagiários, além do chamamento dos professores que foram aprovados nos testes seletivos. "No ano passado, chamamos mais de 500 profissionais para a Educação, e neste ano, chamaremos mais de 200 profissionais. E teremos já nos próximos meses o concurso para professores, entre outras vagas, para ampliar a Educação de Ponta Grossa". A secretária também destacou investimentos para a ampliação de projetos na rede municipal, como o English For Kids, que deverá ser introduzido aos CMEIs, o estudo da implementação de escolas bilíngues na cidade, entre outras inovações que buscam melhorar o ensino público.

Com relação à gestão da merenda escolar, cuja vencedora da licitação é a Ômega Alimentação e Serviços Especializados S/A, Joana conta que está tranquila sobre o trabalho a ser realizado a partir deste ano. "Nós tivemos, na última semana, uma reunião extremamente produtiva com os colaboradores da empresa vencedora da licitação. Estamos muito tranquilos com esta iniciativa, porque o ano letivo se iniciará com a merenda na mesa das crianças", declara. "As merendeiras e suas auxiliares vão continuar trabalhando nas escolas". A secretária de Educação garante que a comida será feita diretamente nas escolas. "Nossas nutricionistas auxiliarão na fiscalização das merendas, e todos nós seguimos vistoriando a qualidade dos alimentos", diz. 

A secretária de Educação, Joana D'Arc Panzarini Egg, detalha projetos da gestão para 2026.
A secretária de Educação, Joana D'Arc Panzarini Egg, detalha projetos da gestão para 2026. |  Foto: aRede.
  

Melhorias na infraestrutura

Joana contou à reportagem que sua gestão na Educação municipal é embasada no respeito e cuidado, o que, em sua perspectiva, traz grandes resultados. "Quero que as escolas municipais sejam respeitadas e nós possamos ofertar tudo o que as crianças precisam no aprendizado", diz. A secretária compartilhou que, para 2026, projetos voltados à saúde mental dos gestores, professores, alunos e familiares serão implementados para tornar o ambiente escolar mais leve e animado. 

O ano também será de entregas de novas unidades e reformas em escolas após as vistorias determinadas pela prefeita municipal, Elizabeth Schmidt (União Brasil), que buscam dar prioridade às unidades que mais precisam de melhorias na infraestrutura, garantindo maior segurança e conforto aos alunos e servidores da rede municipal de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right