FASPG inicia terceira edição da Mobilização do Dia Nacional da Assistência Social
Evento celebra os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social, que desenvolveu programas como o banho solidário, o Serviço de Convivência à Pessoa Idosa, entre outros
Publicado: 01/12/2025, 16:44

A Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) iniciou nesta manhã de segunda-feira (1º) a terceira edição da Mobilização do Dia Nacional da Assistência Social, em comemoração aos 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O SUAS surgiu em 2005 através da Norma Operacional Básica (NOB SUAS), para tornar a política de assistência social um direito do cidadão e um dever garantido pelo Estado, desde então ele passou a ser gerido pelo Ministério do Desenvolvimento E Combate à Fome.
Ao longo de duas décadas o SUAS desenvolveu importantes programas em prol da assistência social, como: o banho solidário, Serviço de Convivência à Pessoa Idosa, o Programa Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua (CIAMP) Rua, e o Cartão PG + Humana.
Conquistas da FASPG em 2025
Na atual gestão algumas conquistas da instituição foram: inauguração do CREAS 2, a implementação da Mesa de Gestão e Trabalho do SUAS, e a consolidação do Plano Municipal de Assistência Social (2026-2029).
O chefe do Legislativo, Julio Küller (MDB), compareceu ao evento e parabenizou o aniversário do SUAS, e relembrou quando assumiu a secretária de Assistência Social, entre fevereiro de 2014 e março de 2016. “O SUAS é a prova viva de que coordenar, integrar e garantir serviços socioassistenciais é o caminho para um país mais justo e menos desigual”, diz Küller.
Além do chefe do Legislativo, estiveram presentes no evento: a presidente da FASPG, Tatyana Belo; o vereador Pastor Ezequiel (DC); Sandra Cisco, do departamento de Gestão do SUAS, e Leonardo Aniseski, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, entre outras autoridades.
Com informações da assessoria.





















