Testagem e tratamento adequado: Ponta Grossa é referência no cuidado contra HIV/AIDS
Dados do Ministério da Saúde apontam que a cidade possui o indicador máximo na oferta bem-sucedida do tratamento com a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)
Publicado: 01/12/2025, 16:23

Neste Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS, Ponta Grossa celebra mais uma conquista que representa o trabalho de excelência realizado pelas equipes da Fundação Municipal de Saúde no cuidado e acompanhamento da doença. Além da redução do número de novos casos e a ampliação do número de testes ofertados, dados do Ministério da Saúde apontam que a cidade possui o indicador máximo na oferta bem-sucedida do tratamento com a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).
“Dados como estes são motivo de orgulho para todos nós e comprovam que o trabalho diário para democratizar o acesso à medicação gratuita disponível no SUS, especialmente, neste caso, da PrEP, são decisivos para a prevenção e estão dando resultado”, ressalta Jean Zuber, coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE/CTA). Outro dado para mostrar o compromisso e o cuidado com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é que, só em 2025, a Prefeitura de Ponta Grossa realizou mais de 18 mil testes rápidos de HIV/AIDS.
Para a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Liliam Brandalise, outro ponto de destaque é a integração entre o SAE/CTA e as equipes de Atenção Primária. “Temos um trabalho conjunto que auxilia na conscientização da população nos bairros e também leva a testagem gratuita para todas as Unidades de Saúde, sendo, de fato, a porta de entrada para quem busca qualquer tipo de apoio ou informação”, ressalta.

Dezembro Vermelho
Além do trabalho permanente realizado nas UBS e no SAE/CTA, localizado na Rua Comendador Miró, a Prefeitura terá uma ampla programação no mês de prevenção e cuidado com o vírus: o tema será tratado com destaque no 1º Simpósio de Cuidado Compartilhado - Atenção Primária em Saúde e Vigilância em Saúde, previsto para a próxima quinta e sexta-feira (4 e 5) em Ponta Grossa.
No sábado (6), assim como nos dias 13 e 20 de dezembro, equipes estarão nos terminais de transporte coletivo para ações de testagem rápida e distribuição de insumos de prevenção: a ação, também realizada no último sábado (29), reforça a presença da Prefeitura em locais de grande circulação e favorece abordagens educativas breves e acolhedoras, além de ampliar a visibilidade das estratégias de prevenção ofertadas pelo município.
Além da ampliação da testagem, orientações educativas, esclarecimento de dúvidas, distribuição de materiais informativos e diálogo sobre prevenção combinada, PrEP, PEP e tratamento do HIV serão compartilhados regularmente nas Unidades de Saúde. Assim como nas demais ações, o atendimento será em livre demanda, sem necessidade de agendamento, permitindo que qualquer pessoa interessada possa procurar o serviço.
Com informações da assessoria.





















