UEPG recebe equipamento avaliado em R$ 1,5 mi ao HU-UEPG
Cerimônia para a entrega do microscópio cirúrgico aconteceu na Reitoria do Campus Uvaranas, na tarde desta segunda
Publicado: 10/11/2025, 17:40

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em conjunto com a deputada estadual Mabel Canto (PP), realizou, na tarde desta segunda-feira (10), a cerimônia de entrega de um microscópio cirúrgico ao Hospital Universitário Regional (HU-UEPG), por meio de uma emenda parlamentar da deputada no valor de R$ 1,5 milhão.

Além de Mabel, a cerimônia contou também com a presença da diretora do HU, Fabiana Postiglioni Mansani, do vice-diretor, Ivo Mottin Demiate, e do reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto.
Conforme a deputada, a escolha do microscópio cirúrgico ocorreu após uma conversa com professores da UEPG. “A gente conversou com o reitor, com o professor Divo, com a professora Fabiana, demonstrando para eles que tínhamos um recurso e o que é que eles precisavam investir”, afirmou.
Durante a coletiva de imprensa, Mabel também falou sobre as tratativas para a reforma do antigo hospital municipal. “A gente tem conversado bastante com o secretário Beto Preto e, inclusive, com o próprio governador Ratinho Júnior. A gente tem falado da importância que é a gente reabrir como hospital dia, até porque lá é central para o atendimento da nossa população. É um bem, hoje, da UEPG, do hospital. É um ponto de referência de saúde na história de Ponta Grossa. E, claro, a gente quer ver reaberto. Mas ainda estamos em tratativas com eles. Em breve, esperamos trazer essa boa notícia da reabertura como hospital dia”, disse a deputada.

Sobre o futuro do ambulatório e as novidades do HU, o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, adiantou que este será um hospital, basicamente, para pequenas cirurgias, em que o paciente não ficará internado. “Com isso, nós vamos diminuir os serviços, liberar espaço nos nossos outros hospitais para cirurgias mais complexas. O paciente chega, faz a cirurgia e vai embora. É um hospital sem internação, em que o procedimento ocorre durante um dia”, explicou o reitor.

“Aumenta o atendimento, diminui a fila e, ao mesmo tempo, libera o nosso centro cirúrgico”, completou.
A diretora do HU, Fabiana Postiglioni, falou sobre as especialidades do novo microscópio e como a aquisição do equipamento transformará o atendimento em Ponta Grossa. “A aquisição desse microscópio de alta tecnologia é de extrema importância, porque ele consegue fazer com que as cirurgias sejam realizadas com mais precisão, com mais destreza pela equipe médica.”

“A comunidade ganha muito. A gente já conseguiu melhorar e ampliar a complexidade de cirurgias, tanto de otorrino, mas principalmente da neurocirurgia. [...] Como já foi dito aqui, ele é o melhor do mundo. Então, acho que ganha a comunidade que é atendida pelo SUS com uma tecnologia tão importante.”
As áreas beneficiadas com o novo equipamento serão a neurocirurgia e a otorrinolaringologia, destacou a diretora.
Conforme o vice-diretor da UEPG, Ivo Mottin Demiate, os serviços de saúde de Ponta Grossa têm passado por uma transformação econômica, acompanhando o avanço do município. “Esse tipo de investimento também representa um crescimento dos serviços de saúde, que representam, para Ponta Grossa, um desenvolvimento”, afirmou.

EQUIPAMENTO - O microscópio cirúrgico é um equipamento óptico altamente especializado, projetado para fornecer aos profissionais de saúde uma visão ampliada e detalhada do campo operatório durante procedimentos cirúrgicos. Ele permite que os cirurgiões visualizem estruturas anatômicas minúsculas com grande precisão, facilitando a realização de procedimentos delicados e complexos, especialmente em áreas como neurocirurgia, otorrinolaringologia, odontologia e microcirurgia.























