Associação Médica de Ponta Grossa promove evento em homenagem a profissionais da saúde | aRede
PUBLICIDADE

Associação Médica de Ponta Grossa promove evento em homenagem a profissionais da saúde

Roda de conversa "Trajetórias Médicas em Ponta Grossa" homenageia profissionais que dedicaram suas vidas ao cuidado com a população

Evento "Trajetórias Médicas em Ponta Grossa" acontece no Museu Campos Gerais na próxima quarta-feira (12)
Evento "Trajetórias Médicas em Ponta Grossa" acontece no Museu Campos Gerais na próxima quarta-feira (12) -

Lilian Magalhães

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Museu Campos Gerais (MCG) e a Associação Médica de Ponta Grossa (AMPG), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex/UEPG) promovem um encontro em celebração a comunidade médica, "Trajetórias Médicas em Ponta Grossa" na próxima quarta-feira (12), às 18h.

Em nota, a AMPG afirma que a roda de conversa é uma oportunidade única de ouvir e homenagear profissionais que dedicaram suas vidas à saúde da população e que são pilares da comunidade médica de Ponta Grossa.

A conversa terá a presença dos doutores:

- Dra. Elizabeth Bacila: Respeitada endocrinologista, formada pela UFPR em 1973 e homenageada com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos de carreira. Vinda de uma família com gerações de médicos, é filha do pioneiro Dr. Gibran Bacila;

- Dr. Irving Justus: Ginecologista e Obstetra formado pela UFPR em 1974, com uma carreira de 50 anos dedicada a Ponta Grossa. Recebeu a homenagem do Jubileu de Ouro do CRM-PR em 2024, tendo atuado em instituições como a Maternidade Santana e o Hospital Vicentino;

- Dra. Marli Techy: Ginecologista e Obstetra formada pela UFPR em 1973, atua em Ponta Grossa desde 1976. Em 2023, foi homenageada com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo CRM-PR e recebeu o Título de Cidadã Honorária de Ponta Grossa;

- Dr. Cesar Roberto Busato: Cirurgião formado pela UFPR em 1972, recebeu o Diploma de Mérito Ético em 2022. É uma figura central na história acadêmica da nossa cidade, tendo sido pioneiro em procedimentos e peça-chave na comissão de implantação do curso de Medicina da UEPG.

Convite do evento "Trajetórias Médicas em Ponta Grossa"
Convite do evento "Trajetórias Médicas em Ponta Grossa" |  Foto: Divulgação.
  

Para a equipe de Jornalismo do Portal aRede/Jornal da Manhã, o Dr. Mário Montemor, presidente da AMPG, conta que o evento celebra a trajetória dos médicos que trabalharam pela comunidade pontagrossense. "O que celebramos aqui é o ciclo completo: O ensino público forma o médico. O médico fortalece a saúde da população. A Associação une esses médicos. E o Museu guarda essa história para que o ciclo nunca se perca", declara.

Niltonci Chaves, diretor do MCG, explica que a iniciativa faz parte de um projeto da instituição, chamado "Museu Escuta" e, ao longo do mês de novembro, outros encontros em valorização de membros da comunidade de Ponta Grossa serão promovidos no museu.

Ainda no dia da roda de conversa, será inaugurada uma exposição em homenagem à Dra. Maria Falce de Macedo. "No mesmo dia, faremos a abertura de uma exposição sobre a Doutora Maria Falce de Macedo, a primeira médica formada no Paraná. Ela exerceu a profissão em Ponta Grossa na década de 1930 e teve uma longa trajetória na medicina paranaense, como médica e professora da Universidade Federal do Paraná", conta Niltonci.

Serviço:

- Roda de Conversa "Trajetórias Médicas em Ponta Grossa"

- Quarta-feira, 12 de novembro, às 18h

- Auditório do Tribunal do Júri no Museu Campos Gerais

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right