Imagens de satélite mostram avanço das obras no Aeroporto Sant’Ana, em PG
Obras de R$ 35 milhões para modernização do aeroporto começaram em julho
Publicado: 31/10/2025, 12:46

Novas imagens aéreas de satélite divulgadas recentemente mostram o avanço das obras de modernização do Aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa. Nos registros, é possível observar a movimentação de terraplenagem na nova pista de taxiway e no novo pátio de aeronaves, além do início das fundações do terminal de passageiros.
GALERIA DE FOTOS
As obras foram iniciadas em julho deste ano, conforme anunciado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, e contam com investimento inicial de R$ 35 milhões. O projeto prevê uma ampla reestruturação do aeroporto, incluindo a ampliação do terminal de embarque e desembarque e outras melhorias estruturais.
Durante participação no programa Papo de Mercado, do Grupo aRede, a prefeita Elizabeth Schmidt (União) destacou os investimentos em infraestrutura realizados na cidade e os desafios enfrentados para garantir a conclusão das obras de modernização do aeroporto.
“Consequentemente nós precisamos atender a todas as exigências da ANAC. Para receber voos maiores, é necessário que a pista seja prolongada”, afirmou a prefeita durante a entrevista.
AMPLIAÇÃO DA PISTA DE POUSO - Além das obras de modernização do Aeroporto, Ponta Grossa também busca desenvolver projetos para sanar um problema para o futuro da estrutura, a ampliação da pista de pouso do local. A obra permitiria que aviões de grande porte fossem autorizados a pousar no local, mas algumas questões se mostram uma barreira para esta ação.
Localizado no ‘Cará-Cará’, o Aeroporto Sant’Ana se encontra entre o Rio Tibagi, a PR-151, a malha ferroviária que passa pelo local, e o bairro próximo, o que atualmente impede a expansão da pista de pouso. Visando solucionar este problema, em fevereiro deste ano, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa assumiu o compromisso de apresentar ao Ministério de Portos e Aeroportos um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para avaliar a viabilidade técnica e financeira de se deslocar a linha ferroviária que corta a região e impede a ampliação da estrutura. A documento, até a publicação desta matéria, ainda não foi apresentado a Secretaria de Aviação Civil, conforme nota encaminhada pelo órgão nacional à equipe do Portal aRede.
NOTA MINISTÉRIO DE PORTOS E AEROPORTOS - Com relação à ampliação da pista do Aeroporto de Sant’Ana, mantemos o mesmo posicionamento informado a esse veículo no dia 5/9/2025, como segue:
Em fevereiro 2025, em tratativas com a Secretária de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional do Município, foi assumido pela Prefeitura o compromisso de iniciar os estudos para avaliar a viabilidade técnica e financeira de se deslocar a linha ferroviária que impede a expansão desejada pelo poder local, de forma que se decida em conjunto a estratégia a ser adotada. Assim, acerca do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), informamos que se aguarda, no âmbito da Secretaria de Aviação Civil, retorno do Município sobre as ações acordadas.
Vale destacar que houve, em momento anterior, a previsão de inclusão da elaboração de um EVTEA de ampliação da pista de pouso e decolagem do aeroporto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No entanto, essa iniciativa não avançou, principalmente devido às questões relacionadas à rede ferroviária.
A prefeitura não apresentou estudo específico da viabilidade de sua retirada, seja com a construção do contorno ferroviário ou outra alternativa, para viabilizar o avanço do estudo de ampliação da pista naquela cabeceira.
REUNIÃO - Na última segunda-feira (27), membros da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa estiveram reunidos com entidades e administradores do aeroporto e empresas para avaliar o andamento das obras de modernização e também a tratar de questões como a ampliação da pista de pouso do local e uma possível construção de um novo aeroporto em outra localidade. A informação foi confirmada ao Portal aRede pelo vice-prefeito de Ponta Grossa, Moisés Faria (MDB), na última terça-feira (28).
A equipe do Portal aRede solicitou detalhes sobre a reunião e aguarda um retorno da Prefeitura de Ponta Grossa.























