Prefeitura vai elaborar relatório técnico sobre morte de capivara em PG
Polícia Civil também investiga o caso; restos mortais passam por perícia
Publicado: 20/10/2025, 16:58

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) elaborará um relatório técnico sobre o óbito de uma capivara, localizada mutilada no Lago de Olarias, no último domingo (19) - reveja o caso acessando aqui. Em comunicado enviado ao Portal aRede, o Poder Executivo afirma que é "prematuro" afirmar qual o motivo da morte do animal. A Polícia Civil do Paraná (PC/PR) também investiga o caso - assista ao vídeo aqui.
Em nota, a PMPG também lembra a importância da presença da capivara no equilíbrio ecológico do 'Parque Lago de Olarias'. Além disso, o Executivo afirma que segue acompanhando o caso junto às autoridades. Leia abaixo o comunicado na íntegra:
"Com relação à carcaça de uma capivara encontrada morta nas proximidades do lago, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que é prematuro afirmar a causa mortis sem a realização de necrópsia. No entanto, a causa de morte de capivaras em perímetro urbano e periurbano pode ter diversas causas como: verminoses; doenças como febre maculosa ou leptospirose; ataque de cães ou outros animais; causas naturais como idade avançada.
É importante destacar que a presença de capivaras reflete o equilíbrio ecológico do ambiente, contudo, o contato direto da população com animais silvestres não é recomendado, sendo fundamental evitar aproximação ou alimentar esses animais.
Na manhã desta segunda-feira (20), equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Grupo GAMA, da Guarda Civil Municipal, estiveram presentes no local acompanhadas de equipes do Cetas/IKA e da Polícia Civil do Paraná, a qual encaminhou a carcaça para perícia.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também irá elaborar um relatório técnico com base no laudo do veterinário".