Ratinho Junior deve voltar a PG para inauguração do novo AME em novembro
Ambulatório deve ser inaugurado em novembro, como detalhou Miguel Sanches Neto, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Publicado: 15/10/2025, 18:29

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) deve voltar a Ponta Grossa para a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades Universitário (AME/UEPG) prevista para o mês de novembro. A informação foi revelada ao Portal aRede pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, durante sua visita à sede do Grupo aRede no dia 6 de outubro.
Na ocasião, Miguel Sanches participou de uma conversa onde deu detalhes sobre sua viagem com o governador para a Alemanha. Dentre suas falas, o reitor destacou a empolgação de Ratinho Jr. o projeto e também anunciou a inauguração da estrutura com a presença do governador. “O Governador está muito animado com o AME e em novembro devemos fazer a entrega formal com a presença dele na UEPG”, comentou o reitor que reforçou ainda não haver uma data para a inauguração.
Miguel também salientou a importância da inauguração do projeto de R$ 15 milhões em Ponta Grossa. Em sua fala, o reitor destacou que o local, além de ampliar o atendimento na instituição, também trará apoio para ações no Hospital Universitário (HU).
“O AME vai ampliar o atendimento de consultas da UEPG e melhorar a qualidade de nossos serviços, focando tanto na assistência como na formação. Além de liberar espaços para novos serviços no HU. E tudo em um conceito de integração entre o ambulatório e as práticas de ensino, uma vez que ele tem caráter universitário,” pontuou.
Quem também celebrou a entrega do projeto foi próprio governador Ratinho Junior. Ao Portal aRede, o Líder do Executivo Estadual comentou estar orgulhoso pelo estado sediar o primeiro modelo de ambulatório de caráter universitário do Brasil.
“O AME Universitário de Ponta Grossa é uma iniciativa inédita que reforça o compromisso do Governo do Estado em integrar ensino, pesquisa e assistência à saúde. Estamos orgulhosos por ser o primeiro modelo universitário do Brasil, que certamente se tornará referência para outras universidades e estados”, destacou Ratinho Junior.
VIRADA DE CHAVE - A inauguração do AME é uma dos vários investimentos realizados no setor da Saúde em Ponta Grossa. Este conjunto de ações é vista pelo poder público como uma ‘virada de chave’, um momento importante da história da cidade, como destaca a prefeita Elizabeth Schmidt (União).
“O novo AME é mais uma das grandes obras que representam a virada de chave na área da Saúde aqui em Ponta Grossa. Para ampliar e qualificar ainda mais o atendimento à população, são necessários esforços de todos os setores do Poder Público e assim está sendo feito pela Prefeitura. Estamos investindo em obras como a UPA Uvaranas, os novos Superpostos, a Policlínica e tantas outras melhorias. Quero também parabenizar o Governo do Estado por este investimento e também o reitor, assim como toda equipe técnica da UEPG, pelo grande trabalho em prol da Saúde da nossa cidade", declarou a líder do Executivo Municipal de Ponta Grossa.
SOBRE O AME - O Ambulatório Médico de Especialidades Universitário (AME/UEPG) é um projeto idealizado e financiando pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), que custeou inteiramente os R$ 15 milhões para a construção da estrutura. Além do atendimento à população, o local também atuará na formação universitária de novos profissionais, como ocorre no Hospital Universitário (HU/UEPG), sendo o primeiro ambulatório médico do país nesta modalidade. O AME foi construído integrado ao HU.