Sala calma busca integrar pessoas neurodivergentes no processo eleitoral no PR
Inauguração do local contou com a presença de lideranças municipais e representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná
Publicado: 13/10/2025, 18:36

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) inaugurou, na tarde desta segunda-feira (13), a chamada ‘sala calma’, uma estrutura localizada na Fórum Eleitoral de Ponta Grossa que visa a integração de pessoas neurodivergentes no processo eleitoral. O evento contou com a participação do presidente do TRE/PR, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.
GALERIA DE FOTOS
Em entrevista exclusiva na sede do Grupo aRede, Sigurd destacou que esta inauguração faz parte de uma série de atividades do TRE que visam incluir pessoas neurodivergentes nas ações eleitorais, como já realizados em 2024, quando o TRE buscou incluir o público em trabalhos realizados durante o período eleitoral.
“Estas ações se iniciaram já nas eleições de 2024, quando fizemos campanhas para que todas as pessoas com deficiência participassem do processo eleitoral trabalhando como mesários ou colaboradores”, explicou.
Após estas ações, o TRE iniciou o processo de criação de um local capaz de trazer apoio e suporte para as pessoas com deficiência, idealizando, então, as salas calmas, pensadas e construídas para trazer todo o tipo de suporte necessários para o público neurodivergente que desloca até os fóruns para realizarem os seus compromissos eleitorais.
“Estamos também preocupado com o atendimento a população neurodivergente quando eles se dirigem ao tribunal. A sala calma é um local pensado para proporcionar um atendimento apropriado ao público neurodivergente", explicou.
Como informado pelo TRE, o local é um espaço reservado, sem a presença de estímulos visuais ou auditivos em excesso. Ele é destinado para pessoas neurodivergentes ou que precisam regular suas emoções e para fazer o seu uso, basta a eleitora ou o eleitor relatar seu desejo.
PARTICIPAÇÕES - Participaram da inauguração da sala calma o vice-prefeito de Ponta Grossa, Pastor Moisés Faria (MDB), o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Küller, a Dr.ᵃ Franciele Narcisa Martins de Paula Santos Lima, juíza eleitoral da 14ª Zona Eleitoral, a Dr.ᵃ Noeli Salete Tavares Reback, juíza da Infância e Juventude e diretora do Fórum Estadual, o Dr. Antonio Acir Recena, juiz eleitoral da 139ª Zona Eleitoral, a Dr.ᵃ Vanessa Erlich, promotora eleitoral da 139ª Zona Eleitoral, e a senhora Luiza Fernanda de Oliveira que representou Instituto Anjo Azul.
AÇÕES PARA 2026 - A criação da sala é uma de várias outras ações que o TRE realiza neste ano de 2025 visando as eleições de 2026. O tribunal ainda realizará uma etapa do programa Cidadania Plena em cidades da região nos dias 14 e 18 de outubro, e o evento 'Vozes Feminas na Política: Desafios e Perspectivas', no dia 22 de outubro.