Curso de Turismo da UEPG realiza atividade de sensibilização dos Patrimônios Culturais
O evento foi uma preparação aos alunos para que eles possam levar informações sobre patrimônio às escolas da cidade
Publicado: 24/09/2025, 15:51

O curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promoveu, em 19 de setembro, a atividade ‘Sensibilização do Patrimônio turístico dos Campos Gerais’, na disciplina de Patrimônio Histórico. A ação aconteceu no Bloco D da UEPG Central, com o objetivo de mostrar as histórias dos diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais de Ponta Grossa.
O evento foi uma preparação aos alunos para que eles possam levar informações sobre patrimônio às escolas da cidade. A professora Renata Simões de Oliveira, que coordenou a atividade com os alunos, explica que “o patrimônio é algo que é do povo, é construído pelo povo. Então, entender como esse patrimônio se dá já é de grande importância, sendo acadêmico do turismo ou da comunidade ponta-grossense”, conta. Segundo a docente, os patrimônios conhecidos pela população são apenas aqueles institucionalizados pelo poder público. “Então a ideia da disciplina é também descobrir outros patrimônios que a comunidade reconhece”.
Renata também afirma que foram os próprios acadêmicos que escolheram os patrimônios a serem analisados na atividade. “A gente foi descobrindo sobre os patrimônios institucionalizados, mas também sobre outras manifestações culturais para que possam também ter seu espaço e serem reconhecidos pela sua importância”, reafirma a professora.
Durante a exposição, houve a apresentação de alunos. A acadêmica Irene Salamucha apresentou um trabalho sobre a Mansão Villa Hilda. “Foi de grande importância essa experiência, porque estou falando da cultura dos nossos antepassados. Na época, a construção da Villa Hilda foi uma construção arrojada, que trouxe também repercussão muito grande para a cidade. Então, é importante mostrar a história desses locais para a comunidade”.
A aluna Estela Córdoba Santos também comentou a importância de realizar atividades como essa para a comunidade externa à Universidade. “Ultimamente, percebi que não conheço minha própria cidade e, assim como eu, sinto que muitos também não conhecem Ponta Grossa. Trabalhos como este que fizemos são importantes para mostrar aos ponta-grossenses a importância que a cidade possui”, afirma a aluna.
Com informações da Universidade Estadual de Ponta Grossa