Representantes da 'Casa do Piá' reforçam ações na Câmara de PG
Instituição atende 140 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos na cidade
Publicado: 11/08/2025, 17:10

Nesta segunda-feira (11), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) recebeu, na Tribuna Livre, representantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Centro Social Casa do Piá. Participaram o coordenador pedagógico, Márcio Nonato, e a assistente social, Priscila de Fátima Pinheiro.
Há 27 anos em atividade no município, a instituição atua com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar. O espaço foi utilizado para apresentar a importância das ações desenvolvidas pela entidade e sensibilizar o Legislativo sobre a necessidade de apoio.
O coordenador pedagógico, Márcio Nonato, ressaltou que a Casa do Piá tem papel fundamental na formação humana e educacional. “As crianças e adolescentes são prioridade e a gente não pode deixá-los à mercê, porque, se isso acontecer, teremos problemas hoje ou amanhã”, afirmou. Atualmente, 140 crianças e adolescentes são atendidos, incluindo casos de trabalho infantil, violência, violação de direitos humanos, isolamento e defasagem social. Também são assistidos alunos com TEA, TDAH e pessoas com deficiência.
Priscila de Fátima Pinheiro, assistente social na instituição, destacou as atividades realizadas no contraturno escolar, voltadas ao desenvolvimento social, motor e cognitivo. “Os alunos participam de oficinas, capoeira, informática e teatro, além de treinos de vôlei e xadrez. Nosso trabalho é protetivo e, principalmente, preventivo. No tempo em que estão conosco, estão longe das violações de direitos que poderiam enfrentar nas ruas”, explicou.
O coordenador ainda reforçou o apelo por apoio e emendas parlamentares para o fortalecimento das ações. “Se houver interesse em nos ajudar com alguma emenda, será um grande feito para atender às crianças e adolescentes da nossa cidade, já que elas são a nossa prioridade”, concluiu.
Das Assessorias.