GCM realiza ação contra ‘rolezinho’ de motociclistas no Distrito Industrial
Uma motocicleta foi aprendida e o condutor encaminhado para 4ª Central Regional de Flagrantes
Publicado: 10/08/2025, 13:06

Na madrugada deste domingo (10), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), GPT Mike, foi acionada por meio da via Central de operações da Guarda Civil, após denúncias de um evento denominado “Rolezinho”, que reunia jovens na região do Distrito Industrial, para realização de manobras perigosas com motocicletas sem placas, incluindo o zig-zag na via, atividades na contramão, além do barulho de escapamento adulterado, infringindo a ‘Lei do Sossego’ e o grau, atividade que consiste em empinar a motocicleta de modo que apenas a roda traseira se mantenha equilibrada no chão.
A equipe da GCM se deslocou pela Avenida visconde de Mauá para checar as denúncias e, ao chegar próximo à Rodovia do Café, foi possível constatar diversas atividades ilícitas no local, incluindo placas de motocicletas cobertas por sacolas plásticas e adesivos, transitando em alta velocidade.
Ao realizar a abordagem, durante o acompanhamento tático, os agentes utilizaram o uso de sinais sonoros e luminosos, que foram ignorados. A equipe chegou a prosseguir com a ação pela Rodovia do Café, até chegar na trincheira, na região do bairro Dona Luiza, onde os motociclistas se dispersaram.
Uma das motocicletas, uma Honda CB250F Twister CBS branca, que estava sem os retrovisores e com a placa encoberta com diversos sacos de mercado, transitando em modo zig-zag, seguiu em modo de fuga, pela Rua Júlia Costa, mesmo com a sinalização da GCM.
Ao chegar na rotatória, nas proximidades da Rua Júlia Costa, ignorando a sinalização de “pare”, o condutor permaneceu seguindo em alta velocidade, mesmo recebendo e percebendo os sinais de abordagem dos agentes.
Após um curto período em fuga, a motocicleta foi alcançada, próxima de um ponto de ônibus.
No momento em que a equipe se aproximou pela pista da esquerda e novamente deu voz de abordagem para que o condutor parasse, o motociclista, que conduzia pela pista da direita, ao olhar para o lado, chocou a motocicleta contra a lateral direita da viatura, perdendo o controle após o desequilíbrio e vindo a cair na calçada, colidindo com o acostamento.
Na motocicleta havia, além do condutor, uma garupa. Ambos não tiveram ferimentos graves e apenas o condutor sofreu escoriações na mão e na perna, recusando atendimento médico.
Os agentes fizeram o acionamento da equipe de trânsito, para que as medidas administrativas cabíveis fossem tomadas, além do teste do bafômetro, que deu negativo.
O condutor recebeu voz de prisão no local e foi encaminhado para a 4ª Central Regional de Flagrantes e teve a motocicleta apreendida, ficando à disposição da Polícia Judiciária.