Recicla PG já arrecadou quase 5 toneladas de recicláveis em três meses
O resultado é fruto direto do engajamento da população e do sistema de troca que transforma resíduos recicláveis em pontos e recompensas
Publicado: 15/07/2025, 01:00

A cidade de Ponta Grossa acaba de atingir uma importante marca na área da sustentabilidade: em apenas três meses, o programa Recicla PG arrecadou 4.937 kg de materiais recicláveis - quase 5 toneladas. O resultado é fruto direto do engajamento da população e do sistema de troca que transforma resíduos recicláveis em pontos e recompensas por meio da parceria entre Prefeitura, So+ma Vantagens e Heineken Brasil.
Entre os materiais mais entregues estão papel e papelão, com mais de duas toneladas recolhidas desde abril, seguido por vidro (857 kg) e eletroeletrônicos (754 kg). A coleta é feita nas duas Estações Azuis do programa, localizadas no Parque Ambiental (Centro) e na Praça Simón Bolívar (Oficinas).
“Estamos muito satisfeitos com o crescimento do programa e com a participação ativa da comunidade. O Recicla PG tem transformado hábitos, promovido educação ambiental e ainda gerado impacto social ao fortalecer a associação de catadores”, afirma a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski.
PROJETO - O aumento nos números recentes também coincide com a campanha “Reciclagem Não Tira Férias”, em vigor desde o último dia 10 de julho. Apenas entre os dias 10 e 12, foram arrecadados 1.099 quilos de papel e papelão, número que evidencia a adesão da população à iniciativa.
Nesta segunda-feira (14), por exemplo, a estação do Parque Ambiental passou por uma coleta logo pela manhã, com os materiais sendo destinados à ACAMARUVA (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Uvaranas). Poucas horas depois, o container já estava repleto novamente. “É o reflexo de um programa que engaja e transforma. O que antes iria para o lixo hoje vira renda e dignidade para trabalhadores que vivem da reciclagem”, reforça Carla.
A campanha "Reciclagem Não Tira Férias" segue até o dia 31 de julho e oferece recompensas para quem entregar materiais recicláveis como livros, cadernos, agendas e apostilas. As recompensas variam de kits de canetas Trilux a conjuntos de ecolápis e canetas Finepen, conforme o peso dos materiais entregues.
LEVANTAMENTO - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também finalizou, na última semana, os dados do último Bota Fora de Eletrônicos, realizado nos dias 6 e 7 de junho. No total foram coletadas 3.368 unidades, com destaque para um lote de 2.600 DVDs descartados por uma locadora.
Para obter um panorama mais fiel, a Secretaria desconsiderou esse volume atípico e constatou que os itens mais comuns descartados pela população foram:
- Fios, cabos e carregadores (20,5%)
- Computadores e periféricos (13,8%)
- Pilhas e baterias (11,5%)
- Aparelhos de mídia e acessórios (11,3%)
- Eletrodomésticos portáteis (8,4%)
- Celulares e tablets (7,5%)
- TVs (6%)
Além desses números, o levantamento mostra que muitos cidadãos aproveitaram a ação para descartar corretamente ventiladores, secadores, roteadores, impressoras, fones de ouvido, controles remotos e lâmpadas, entre outros resíduos eletrônicos.
Com informações da assessoria de imprensa.