UPA Uvaranas fecha primeiro mês com 8 mil atendimentos em PG | aRede
PUBLICIDADE

UPA Uvaranas fecha primeiro mês com 8 mil atendimentos em PG

Os principais motivos de procura da unidade têm sido casos de síndromes respiratórias

Na primeira semana de julho, já foram quase 1,5 mil atendimentos
Na primeira semana de julho, já foram quase 1,5 mil atendimentos -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Inaugurada em 4 de junho, a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas já soma mais de 8 mil atendimentos, com pouco mais de 30 dias de atividades. Consolidando-se como uma porta de entrada para os casos de urgência e emergência em Ponta Grossa, a unidade é gerida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Até 7 de julho, foram contabilizados exatos 8.024 atendimentos – sendo 6.556 somente em junho e outros 1.458 nos primeiros sete dias de julho. A média registrada foi de 236 pacientes por dia, número que representa cerca de 4% acima da capacidade inicialmente prevista para a unidade. Os principais motivos de procura têm sido casos de síndromes respiratórias, com cerca de 1,6 mil atendimentos, a maioria de baixa complexidade.

Ainda segundo o balanço da unidade, 65% dos atendimentos no total foram avaliados como de menor gravidade, ou seja, sinalizados com as cores verde e azul na classificação de risco. É sempre importante ressaltar que a UPA um serviço voltado para atendimentos de urgência e emergência.

AVALIAÇÃO - Para a INDSH, o desempenho da nova unidade já apresenta reflexos positivos em todo o sistema de saúde de urgência da cidade, uma vez que as UPAs Santana e Santa Paula estavam registrando diariamente um alto volume de pacientes/dia. A abertura da UPA Uvaranas permitiu uma redistribuição desses atendimentos, fazendo com que as outras unidades voltassem a operar dentro de sua capacidade, com reflexos positivos na satisfação dos usuários e na qualidade assistencial.

Unidade é gerida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano
Unidade é gerida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano |  Foto: Divulgação/INDSH.
 

Para a diretora-executiva das UPAs de Ponta Grossa, Clemência Moreira de Souza, o primeiro mês foi um ciclo intenso de aprendizagem e ajustes diários. “Como toda nova unidade, os primeiros dias foram de adaptação. Mas a equipe assumiu com muita responsabilidade o compromisso de avaliar, ajustar e melhorar continuamente. Já revisamos a escala de profissionais nos horários de maior movimento, mudamos alguns fluxos interno e, mais importante, implantamos uma pesquisa de satisfação com os usuários com avaliações diárias. E foi com muita alegria que no mês de junho registramos cerca de 90% de aprovação entre os pacientes entrevistados”, destaca.

PROJETOS - A gestora finaliza ressaltando que o trabalho continua em evolução, mas que o engajamento da equipe tem sido o grande diferencial. “Ainda temos muitos desafios, mas percebemos que o trabalho em equipe e o comprometimento dos profissionais têm sido essenciais para garantir um atendimento cada vez mais resolutivo e de qualidade, sem deixar de mencionar a importante parceria e apoio da Fundação Municipal de Saúde neste processo”, finaliza.

A UPA Uvaranas atende pacientes adultos e pediátricos e conta com uma equipe de mais de 200 profissionais. Para os próximos meses, o objetivo é reforçar a capacitação da equipe, ampliar a participação dos pacientes na pesquisa de satisfação e implantar os processos voltados à gestão da qualidade e segurança do paciente.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right