PG terá evento gratuito com blindados do Exército; veja como participar
Apresentação musical, com a banda do 13º B.I.B., também marca as comemorações do Exército Brasileiro
Publicado: 09/04/2025, 17:10

Em comemoração ao ‘Dia do Exército’, celebrado em 19 de abril, a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa está preparando vários eventos à população ‘princesina’. Entre as atividades, uma exposição gratuita de blindados acontecerá no Lago de Olarias.
As celebrações deste ano ocorrerão de 11 a 16 de abril. A primeira atividade em 11, 12 e 13 de abril, no Lago de Olarias. A ‘Exposição de Material e Viaturas Militares’ contará com veículos blindados, uniformes militares e variado material de emprego militar.
O destaque, conforme a assessoria de imprensa, será uma ‘Passadeira’ - o instrumento é utilizado para transposição de cursos de água. Nesse evento, o objeto estará montado sobre as águas do lago, onde o público poderá utilizar. Em 11 de abril, a exposição funcionará das 15h às 18h. Em 12 e 13, 8h às 18h.

PALESTRAS - Além da exposição, o Exército Brasileiro realizará palestras em Instituições de Ensino Superior (IES) e na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg). Nos eventos, serão abordadas as formas de ingresso no Exército. As atividades ocorrerão em 14 e 16 de abril.
APRESENTAÇÃO - Por fim, em 12 e 13 de abril, às 17h, a ‘Banda de Música do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º B.I.B.) se apresentará no Lago de Olarias. O evento também é aberto ao público ponta-grossense.
A cada 19 de abril, o Exército Brasileiro se renova ao recordar as conquistas da ‘Batalha de Guararapes’, em 1648, onde brasileiros de diversas etnias, conjurados livremente sob o inédito brado de Pátria, lutaram para expulsar os invasores. Nascia, assim, o sentimento de soberania nacional.
“Hoje, 377 anos depois, o Exército Brasileiro permanece com os mesmos ideais e, ao lado das demais Forças Armadas brasileiras, está sempre pronto para a Defesa da Pátria, dos Poderes Constitucionais e da Lei e da Ordem”, diz a nota encaminhada ao Portal aRede.