Com aporte de R$ 55 mi, armazém da Conab será reformado em PG
Unidades em Rolândia e Cambé, no Paraná, também receberão investimentos da Itaipu Binacional
Publicado: 24/03/2025, 16:39

A Itaipu Binacional, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) firmaram um acordo de cooperação internacional que viabiliza a reforma e modernização de armazéns graneleiros da Conab. O projeto contará com um investimento de R$ 55 milhões da Itaipu Binacional e prevê a realização de diagnósticos situacionais dos armazéns de Rolândia (PR), Cambé (PR) e Maracajú (MS), além do diagnóstico situacional, desenvolvimento dos projetos executivos e reforma da unidade de Ponta Grossa.
A unidade armazenadora do município ponta-grossense, a maior da Conab e a 9ª maior do Brasil, passará por uma reforma expressiva que permitirá que ela volte a operar em seu potencial máximo, armazenando até 420 mil toneladas de grãos. Hoje, esta capacidade está em 300 mil toneladas.
O evento que confirmará o investimento acontecerá nesta quarta-feira (26), a partir das 10h, na Unidade Armazenadora da Conab, em Ponta Grossa, na BR-376. Entre as lideranças que estarão presentes estão: diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri; diretor-presidente da Conab, João Edegar Pretto; representante do Unops no Brasil, Fernando Barbieri; e a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt (União).
ITAIPU BINACIONAL - Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde o início de suas operações, em 1984, já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora, contribuindo de forma decisiva para a segurança energética do Brasil e do Paraguai.
Desde 2005, a Itaipu tem como missão empresarial gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável, econômico, turístico e tecnológico nos dois países. Mais do que uma usina, Itaipu é um agente de transformação, com ações que integram sustentabilidade, inovação e compromisso com as pessoas.
UNOPS - O Unops é o organismo das Nações Unidas que presta serviços de infraestrutura, compras e gestão de projetos para um mundo sustentável. Busca implementar projetos através de uma infraestrutura que seja adequada, sustentável e resiliente. No Brasil, o Unops trabalha desde 2012 em parceria com governos das esferas federal, estadual e municipal, instituições públicas, outras agências da ONU e organismos financeiros internacionais para melhorar a vida das pessoas e ajudar o país alcançar o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030.
Com informações: Assessoria de Imprensa.