UTFPR cria novas oportunidades de ingresso na instituição
Candidatos podem concorrer com notas de edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio
Publicado: 06/03/2025, 15:25

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) anunciou, na última semana, mais uma possibilidade de ingresso aos cursos de graduação da Universidade: o Mais Enem UTFPR. O novo seletivo tem por objetivo diversificar o portfólio de formas de ingresso aos mais de 100 cursos de ensino superior ofertados nas 13 cidades com campus da Universidade no Paraná.
Fruto de uma construção coletiva com diretores-gerais e diretores de Graduação dos 13 campis, o novo processo é destinado à seleção de inverno, ou seja, para as turmas que iniciam atividades letivas no segundo semestre deste ano, e usará como critério as notas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtidas em até 12 edições passadas.
O reitor Everton Lozano comenta que o novo processo seletivo está alinhado à nova estratégia de gestão de desenhar processos que dialoguem com públicos específicos. "É uma estratégia, portanto, por 'nichar' os nossos processos de seleção. Enquanto temos o Vestibular UTFPR que dialoga mais com os concluintes do Ensino Médio e os estudantes de cursinhos, agora temos o 'Mais Enem UTFPR' para um público mais amplo, que já concluiu o Ensino Médio e realizou edições passadas do Enem. Diversificando as formas de ingresso, ampliamos as oportunidades de acesso ao ensino superior para mais pessoas", destaca.
"O objetivo deste novo processo seletivo é ampliar as oportunidades de ingresso para estudantes que realizaram o Enem. Com essa iniciativa, a instituição busca democratizar o acesso ao ensino superior, aproveitando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como critério de seleção para preenchimento das vagas no segundo semestre de 2025", explica o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, José Augusto Fabri.
Com o novo seletivo, a UTFPR passa a contar com três possibilidades de ingresso: Vestibular, Sisu e Mais Enem. "Vamos manter também nosso tradicional vestibular de verão, que continuará sendo uma opção para estudantes que desejam ingressar no primeiro semestre, e o ingresso via Sisu-MEC, que oferta vagas apenas para o primeiro semestre letivo com notas do último Enem", explica Fabri.
A previsão da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) é que o edital do seletivo seja publicado em abril, quando serão divulgadas mais informações sobre a dinâmica de inscrições e chamadas do novo processo de seleção.
Com informações: Assessoria de Imprensa.