Aliel viabiliza tratativas entre UEPG e Ministério da Ciência para destinação de R$ 14 mi
Deputado federal foi o intermediador do diálogo entre a Universidade e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Recursos serão aplicados no Complexo de Laboratórios Multiusuários
Publicado: 27/02/2025, 15:59

O deputado federal Aliel Machado (PV) contribuiu para a chegada do novo investimento de R$ 14 milhões para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), anunciado nesta quinta-feira (27). Os recursos provenientes do programa Pró-Infra, da Finep, serão aplicados no Complexo de Laboratórios Multiusuários (C-Labmu).
Com o objetivo de viabilizar a iniciativa, o parlamentar intermediou a agenda entre a Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos e o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto. A comitiva que esteve em Brasília nesta semana também teve a presença da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; e da presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Giorgia Bin Bochenek.
Aliel reforça que o apoio à ciência e ao ensino público é uma das principais bandeiras do mandato. “Me sinto honrado em poder defender a nossa Universidade, valorizando todo o retorno que ela dá para a sociedade e, em especial, para Ponta Grossa e região. Por meio desses recursos, a UEPG terá acesso a uma infraestrutura mais robusta, que chega para qualificar ainda mais o desenvolvimento científico e o processo de formação. Seguiremos acompanhando os próximos passos dessa iniciativa tão importante”, destacou.
COMPROMISSO - Ao longo da trajetória de 10 anos como deputado federal, Aliel Machado se consolidou como referência no segmento. Em 2021, no momento mais crítico da Pandemia de Covid-19, foi eleito presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática. No período em que esteve à frente da CCTCI, se posicionou em prol da vacinação, além de ter lutado para reverter o corte de recursos ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Por seu trabalho em defesa da ciência e dos cientistas, foi homenageado pela UEPG em 2023 com o título de Dr. Honoris Causa.
Das assessorias