Elizabeth quer dobrar efetivo da Guarda Municipal de PG
Prefeita enviou um projeto de lei à Câmara no qual objetiva aumentar em 95% o número de agentes de segurança na cidade
Publicado: 26/02/2025, 17:18

A prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) protocolou um projeto de lei que cria 351 novas vagas para a Guarda Civil Municipal de Ponta Grossa. O PL 39/2025 chegou ao gabinete do presidente da Câmara Municipal, Julio Küller (MDB), nessa terça-feira (25). A proposta deverá constar na Ordem do Dia da Casa de Leis na sessão ordinária da próxima segunda-feira (3).
Com o acréscimo de 351 novos guardas, a GCM deixará de ter 369 agentes no efetivo e passará a contar com 720 profissionais, um aumento de 95%. O PL objetiva corrigir o quadro deficitário de pessoal de segurança pública vinculado a Administração Municipal. Em mensagem oficial enviada a Julio Küller, Elizabeth destaca que busca melhorar o atendimento à população e assegurar o desenvolvimento e a manutenção das políticas públicas municipais de segurança.
Embora não conste no texto original, a proposta de Elizabeth já olha para o futuro, tendo em vista a provável transformação da Guarda em Polícia Municipal. Essa mudança é possível após o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, na última quinta-feira (20), que as guardas municipais podem exercer ações de segurança urbana, inclusive o policiamento ostensivo comunitário.
ORÇAMENTO - O estudo de impacto orçamentário realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda, aponta que, para a criação de 351 cargos da Guarda Municipal, a folha de pagamento da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública teria um acréscimo de R$ 2,1 milhões, isso já considerando os encargos. Cada guarda deverá receber o subsídio de R$ 4,3 mil.