PG já instalou quase 15 mil lâmpadas LED para iluminação pública
Trabalhos recentes estão concentrados na região do Terminal de Uvaranas
Publicado: 20/02/2025, 15:16

A Prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com o Consórcio Ponta Grossa-Luz, segue avançando na modernização da iluminação pública. Os trabalhos começaram em março do ano passado, com a substituição de lâmpadas convencionais por modelos de LED. Até a primeira quinzena de fevereiro de 2025, já foram instaladas 14.807 lâmpadas de LED, o que corresponde a 31,12% do total de pontos que receberão as novas instalações.
A iniciativa, viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), representa um investimento de R$ 114 milhões para modernizar 50 mil pontos de iluminação. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Marques, o novo sistema representa um grande avanço para a iluminação pública de Ponta Grossa.
“Vamos substituir 100% dos pontos de iluminação pública, incluindo também a demanda reprimida, ou seja, locais que ainda não possuem iluminação. Além disso, teremos uma eficiência operacional maior, com a implementação de um sistema de telegestão que permitirá o controle remoto dos serviços prestados”, explica Marques.
Até o momento, as lâmpadas já foram substituídas em diversas localidades, como as avenidas Visconde de Mauá, Antônio Saad, Ernesto Vilela, Dom Pedro II, João Manoel dos Santos Ribas e Visconde de Taunay, além de bairros como Vila Estrela, Jardim América, Jardim Carvalho e Itaiacoca. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na região de Uvaranas, próximo ao terminal do transporte coletivo.
“A população de Ponta Grossa será diretamente beneficiada com um serviço mais eficiente, que reduzirá significativamente os impactos ambientais, trará mais agilidade na manutenção das lâmpadas e postes e proporcionará uma iluminação mais eficaz. O resultado será uma cidade mais segura, com menor incidência de acidentes de trânsito e maior utilização dos espaços públicos no período noturno”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
Clique aqui para conferir mais informações sobre o projeto e sobre o andamento das próximas etapas.
Com informações da Assessoria de imprensa.