Ponta Grossa deve se tornar referência em tratamento oncológico | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa deve se tornar referência em tratamento oncológico

Santa Casa reforça que o projeto é um "embrião" de Hospital do Câncer e que projeta tornar a cidade um centro de tratamento oncológico completo

Instituição prevê que reforma do antigo Hospital Evangélico inicie em março
Instituição prevê que reforma do antigo Hospital Evangélico inicie em março -

Matheus Gaston

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A licitação divulgada pela Santa Casa de Ponta Grossa para reformar o prédio do antigo Hospital Evangélico deve contribuir para que a cidade se torne referência em tratamento oncológico nos Campos Gerais. Com investimento de R$ 9,6 milhões, a proposta é ampliar o atendimento dos serviços de ambulatório e de tratamento quimioterápico da instituição oferecidos via Sistema Único de Saúde (SUS).

O recurso é resultado de um convênio firmado entre a unidade hospitalar e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (20), a provedoria deu mais detalhes sobre a execução do projeto, que deve contribuir para a ampliação da capacidade de atendimento.

A iniciativa prevê a implantação e disponibilização de estrutura mais atual e eficiente, que fortalecerá a rede de atenção à saúde da região. O espaço terá 42 leitos de quimioterapia, além de 14 consultórios para atendimento ambulatorial. Além da demanda de saúde, o projeto também deve gerar novos empregos, a partir da contratação e médicos e profissionais de enfermagem.

Atualmente, 1,2 mil pacientes fazem quimioterapia na Santa Casa. Com o Ambulatório Oncológico, a expectativa é que o número de pacientes atendidos dobre. A capacidade de consultas também deve ser ampliada, saltando de 2,2 mil atendimentos ambulatoriais para 3,3 mil. “Ao longo do tempo, a estrutura do novo espaço aumentará a capacidade de oferta. Isso deve acontecer progressivamente e depende de contratos com a Sesa”, explica Rogério Clemente, diretor clínico.

REFERÊNCIA - Ainda na coletiva de imprensa, a provedoria destacou que o projeto é um “embrião” de Hospital do Câncer e que a expectativa é tornar Ponta Grossa um centro de tratamento oncológico

Hoje, a instituição filantrópica atende pacientes de 28 municípios da região. Com a ampliação dos serviços, a Santa Casa projeta absorver pacientes dos Campos Gerais que se deslocam para municípios distantes para realização do tratamento. 

“Todo esse investimento vai trazer mais qualidade, conforto e carinho para os pacientes que enfrentam essa dificuldade”, garante o provedor Juarez Carvalho. “Agradeço ao governador Ratinho Junior que, através do secretário Beto Preto, não mediu esforços para que fosse realizado esse convênio, o que garantiu que esse sonho de tornasse realidade”, comemora. 

OBRAS -A licitação para reforma do antigo Hospital Evangélico foi publicada em 15 de janeiro e prevê a contratação de uma empresa de construção civil para realização do serviço. Conforme laudo, a estrutura do edifício continua estável e segura. O projeto prevê a instalação de novos sistemas elétricos, hidrossanitários, de gases medicinais e de ar condicionado. Interessados podem encaminhar propostas até 03 de fevereiro. A expectativa da instituição é que as obras iniciem ainda no mês de março.

VÍDEO
Confira a coletiva de imprensa com a provedoria | Autor: Gabriel Ryden/aRede.
  
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE