Professora mais antiga de Ponta Grossa comemora 105 anos | aRede
PUBLICIDADE

Professora mais antiga de Ponta Grossa comemora 105 anos

Com lucidez e muitas lembranças, dona Francisca reúne familiares e amigos no La Gôndola neste final de semana

Professora mais antiga de Ponta Grossa comemora 105 anos
Professora mais antiga de Ponta Grossa comemora 105 anos -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Francisca Manys Michaloski, uma mulher que vive para ensinar e aprender com a vida, celebra neste domingo (22) seus 105 anos. A professora aposentada mais antiga de Ponta Grossa, tem em sua trajetória o reflexo não apenas da longevidade, mas também a resiliência e a sabedoria acumuladas ao longo de um século de histórias e desafios.

A história centenária de Francisca ganhou ainda mais visibilidade através de um projeto audiovisual idealizado por seu genro, Antônio Mikulis. Ele foi o responsável por encabeçar a ideia de retratar em forma de vídeo documental a trajetória da matriarca, perpetuando seu legado para gerações futuras.

Beatriz a filha do meio, afirma no documentário que a mãe acredita ter uma missão ainda aqui, por isso ainda não partiu desta terra. ‘’ela acha que ainda está aqui porque tem uma missão, de acudir alguém, alguma de nós, ela ainda não sabe qual a missão dela, mas acredita que há!’’, conta sua filha Beatriz Ribas.

A produção contou com direção da fotógrafa e jornalista Adriane Silva, que dedicou alguns anos para capturar a essência de uma vida! 

“É uma honra poder fazer este recorte no tempo de tantos anos de história, sem dúvidas é um dos maiores trabalhos da minha vida profissional e que levarei com muito carinho, acho que é um exemplo de resiliência e firmeza feminina sem nunca perder a doçura!”, afirma Adriane.

Ao longo do documentário, que tem a duração de 31 minutos, é possível assistir familiares e amigos - com muita generosidade em suas falas - quando o assunto é dona Francisca. Com depoimentos que dão o tom da história, a técnica escolhida para condução da história é comumente chamada de "narrativa expositiva" ou "narrativa baseada em entrevistas". A jornalista responsável pela produção usou a técnica "handheld" , técnica amplamente utilizada em diferentes contextos que conta com a ausência de tripé e a movimentação natural da câmera conferindo assim, um aspecto mais orgânico e próximo à experiência do observador.

Para encerrar o vídeo, brevemente a própria dona Francisca reflete sobre como vê a missão de ensinar.

Um marco centenário

Francisca nasceu em 1919, mas curiosamente possui dois registros de nascimento. Na época do nascimento era comum registrar tardiamente os bebês, fato que aumentou a dificuldade paterna com a língua portuguesa do Brasil. O pai não soube falar com certeza o mês de nascimento e acabou ficando com dois registros. “Papai não sabia muito bem o nome dos meses ao me registrar no cartório, falou dois meses diferentes, primeiro outubro, depois dezembro, só sabia que era mais para o fim do ano", conta dona Francisca.

 A data oficial foi fixada em 22 de dezembro daquele ano. Descendente de imigrantes poloneses — grupo que chegou ao Paraná no final do século 19 e início do século 20 —, Francisca representa a rica história de Ponta Grossa como lar para muitas famílias de origem polonesa.

Sua primeira profissão foi como costureira, atividade em que conquistou grande sucesso devido à alta demanda por suas habilidades. Dona Francisca  estudou e também deu aula em vários colégios públicos bem tradicionais em Ponta Grossa, bem como Instituto de Educação, Presidente Keneddy, Regente, entre outros… 

Ela decidiu ser professora e não economizou esforços para diploma de magistério, pedagogia e geografia. Antes disso, foi necessário ser pioneira e revolucionária, foi à delegacia para providenciar documentos pessoais e o título de eleitora, em uma época em que poucas mulheres exerciam o direito ao voto. Sempre visionária, Francisca acreditava na importância da participação ativa na sociedade, desejando revolucionar seu tempo e ambiente, mesmo sendo casada e com três filhas: Elisabeth, Beatriz e Vera.

Professora mais antiga de Ponta Grossa comemora 105 anos
Professora mais antiga de Ponta Grossa comemora 105 anos |  Foto: Divulgação
 

Uma vida que daria um longo filme

Mesmo que resumida, uma vida de 105 anos levaria muito tempo para contar, mas você pode conferir uma prévia desta história no documentário chamado Francisca: Centenária na escola da vida, dando aula de sabedoria! 

Na plataforma do youtube

Estreia: 22 de dezembro de 2024!

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE