Lojas abrem até mais tarde na semana que antecede o Natal
Comércio de rua abre as portas até às 22 horas entre essa segunda-feira (16) e a próxima segunda-feira (23). Shoppings e mercados também estendem atendimento em uma hora
Publicado: 16/12/2024, 19:43
Nesta semana, todo o comércio está trabalhando com horário ampliado, em função do fim de ano. Na última semana ‘inteira’ que antecede o Natal, não só as lojas de comércio de rua, mas os shoppings e supermercados passam a atender até mais tarde. Conforme a Convenção Coletiva de Trabalho dos sindicatos que representam o setor, com o horário especial de Natal, as lojas do comércio de rua têm autorização para abrir das 9h às 22 horas de segunda-feira (16) até segunda-feira, dia 23 de dezembro, antevéspera de Natal.
No caso das lojas do comércio de rua, os comerciantes da cidade de Ponta Grossa e outras cidades dos Campos Gerais poderão ficar com as portas abertas por mais tempo, até às 22 horas, ampliando em uma hora o atendimento ao público. “Nossa ideia é possibilitar aos consumidores um tempo maior para realizarem suas compras, já que muitos, pela rotina do dia a dia, acabam não conseguindo ir em outro horário”, diz o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), José Carlos Loureiro Neto.
No caso dos Shoppings, o Palladium também passou a estender o atendimento das lojas, deste este dia 16, em uma hora, até às 23 horas. O mesmo vale para o Shopping Total, que terá as lojas e os restaurantes atendendo das 10h às 23 horas.
Esse mesmo horário de fechamento vale para os supermercados: as unidades de grandes redes podem abrir, no decorrer dessa última semana, até às 23 horas, aumentando em uma hora o período usual de abertura. A regional da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) em Ponta Grossa, entretanto, ressalta que alguns supermercadistas optaram por manter o horário até as 22 horas e outros até as 22h30.
FIM DE SEMANA - Nos fins de semana, sábado (21) e domingo (22), as lojas de comércio de rua manterão o horário de abertura dos dias de semana, atendendo o público das 9h às 22 horas, tanto as do centro quanto as dos bairros. O mesmo ocorre com os shoppings, das 10h às 23h (a exceção é do Total, no domingo). Já os mercados, no domingo, dia 22, poderão abrir até às 22 horas.
VÉSPERA - No dia 24, véspera de Natal, o comércio reduz o período de atendimento. As lojas do comércio de rua abrem das 9h às 18 horas. Esse horário é semelhante por parte dos shoppings: as lojas abrirão das 10h às 18h, horário que também vale para a praça de alimentação e os quiosques. Os supermercados, por sua vez, atendem, em sua maioria, em horário de domingo, quando o funcionamento pode acontecer até às 20 horas.
Lojas e mercados fecham no Natal
No Natal, dia 25 de dezembro, os estabelecimentos comerciais não essenciais estarão fechados. Ou seja: lojas do comércio de rua, supermercados e lojas do shopping não irão abrir ao público. O comércio então volta a abrir as portas apenas na quinta-feira, dia 26, a partir das 13h, atendendo até às 19h. Os supermercados, por sua vez, voltam a atender em horário normal na quinta, dia 26, abrindo as portas a partir das 8 horas.