Mariantonieta será a 2ª mulher a presidir OAB-PG na história | aRede
PUBLICIDADE

Mariantonieta será a 2ª mulher a presidir OAB-PG na história

Nova presidente é da chapa 'XI de Agosto', que venceu a eleição da subseção de Ponta Grossa da Ordem dos Advogados do Brasil com 55,71% dos votos válidos contra 44,29% da chapa ‘Indispensável’, que representava a oposição

Chapa XI de Agosto e apoiadores comemoram eleição, em frente a sede da OAB-PG
Chapa XI de Agosto e apoiadores comemoram eleição, em frente a sede da OAB-PG -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A advogada Mariantonieta Pailo Ferraz é a nova presidente da subseção de Ponta Grossa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PG). A eleição que definiu a nova diretoria ocorreu nesta sexta-feira (22). A chapa 'XI de Agosto', que tomará posse em 2025, foi eleita com 55,71% dos votos válidos contra 44,29% da chapa ‘Indispensável'.

O contexto da eleição apresentava o seguinte panorama. A chapa XI de Agosto representa a situação e era apoiada pelo atual presidente da OAB-PG, Jorge Sebastião Filho. Por sua vez, a chapa Indispensável se constituiu a partir da união de vários grupos de oposição.

A OAB-PG será presidida por uma mulher pela segunda vez em seus 46 anos, completos na última quinta-feira (21). A primeira advogada a ter ocupado o cargo foi Rubia Carla Goedert, entre 2019 e 2021. Cabe lembrar que, para o cargo de presidente, a eleição de 2024 foi a primeira disputada exclusivamente por mulheres – Mariantonieta disputava o pleito com Juliana Scalise. Criada em 21 de novembro de 1978, a Subseção de Ponta Grossa abrange advogados e advogadas de Ponta Grossa e Carambeí.

Mariantonieta conversou com a reportagem do Portal aRede instantes após o resultado ser divulgado. Ela destacou a trajetória da chapa durante a campanha e projetou como será a gestão da subseção “A partir da posse, nós começamos, efetivamente, uma longa jornada, inclusive constituindo comissões, coordenações, porque são cargos que não são eletivos e só serão constituídos após a posse. Então, temos muitas novidades, muitos projetos pela frente, muito trabalho a realizar”, disse. A nova presidente ainda parabenizou a chapa adversária pelo ânimo demonstrado durante a campanha e destacou que não fechará a OAB-PG apenas em favor de um grupo, mas convida a todos os interessados a participarem da gestão.

"Agradeço muito a Deus pela força, pela sabedoria e por ter nos dado uma postura ética, uma postura serena e uma postura construtiva. É assim que eu, Mariantonieta, pretendo também caminhar dentro da OAB-PG e toda a comunidade da sociedade civil”, finalizou a presidente eleita.

Mariantonieta Pailo Ferraz e Rubens Florenzano assumirão gestão da OAB-PG em 2025
Mariantonieta Pailo Ferraz e Rubens Florenzano assumirão gestão da OAB-PG em 2025 |  Foto: Lucas Muller/aRede.
  

O vice-presidente eleito, Rubens Florenzano, destacou que todas as propostas apresentadas pela chapa durante a campanha são exequíveis e que o grupo irá cumpri-las. “Nós estamos dispostos a trazer a valorização da advogacia e fazer com que a OAB seja forte como ela sempre teve que ser”, ponderou Florenzano.

A direção da OAB entre 2025 e 2027 contará com a seguinte composição:

CHAPA XI DE AGOSTO:

Mariantonieta Pailo Ferraz - Presidente

Rubens Cesar Teles Florenzano - Vice-Presidente

Giorgia Enrietti Bin Bochenek - Secretária-Geral

Danielle Stadler Biscaia Madureira - Secretária

Recieri De Tarso Zenardi - Tesoureiro

-

Conselheiros Titulares:

Luis Alberto Kubaski

Adriana De Fatima Pilatti Ferreira Campagnoli

Alexandre Postiglione Buhrer

Marcia Maria Barrida

Jose Luiz Teixeira

Marcio Barbosa Lima

Eurico Pereira De Souza Filho

Bianca Karla Wiecheteck Alves Dos Santos

Emerson Lopes De Souza

Paulo Renato Santos Filho

Anael Ruccieri Proença Dos Santos

-

Conselheiros Suplentes:

Tania Maria Ajuz Issa

Gerson Eurico Dos Reis

Salete Gauginski

Rogério Aparecido Barbosa

Izanete Aparecida Teixeira Valer

Tainan Felix Laskos

Meryellen Teleginski

Herculano Augusto De Abreu Filho

Kauana Maria Vicente Da Silva

Tatiane Moreira

Adrielly De Almeida Ferreira Do Prado

Bruna Lemr

Chapa XI de Agosto foi eleita com 55,71% dos votos
Chapa XI de Agosto foi eleita com 55,71% dos votos |  Foto: Lucas Muller/aRede.
  

COBERTURA - O Grupo aRede acompanhou a disputa pela direção da Ordem dos Advogados do Brasil subseção de Ponta Grossa desde a primeira semana de campanha com a realização de entrevistas com as duas candidatas à presidência e com os candidatos a vice-presidente de cada chapa. Também foram publicadas reportagens no Portal aRede e no Jornal da Manhã com destaque para as duas candidaturas. O espaço foi oportuno para que as chapas postulantes a direção da OAB-PG apresentassem propostas e dialogasse com a classe da advocacia. Isso permitiu com que os eleitores, no caso os advogados, pudessem ter um melhor conhecimento das duas candidatas e assim realizarem uma escolha consciente.

PERFIL - A reportagem levantou o perfil da nova presidente da OAB-PG. Mariantonieta Pailo Ferraz foi a primeira mulher a ser Conselheira Seccional do Paraná pela Subseção de Ponta Grossa. Natural de Castro, Mariantonieta fez seus primeiros estudos na Escola Rural do Bairro Guabiroba/Pedras e os concluiu, no Colégio Sagrada Família.

Ela se formou em Direito pela UEPG, em 1995. No currículo, conta com aperfeiçoamento em Direito do Trabalho (A Genesis Revista do Direito do Trabalho). É especialista em Direito Contemporâneo pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos. Atualmente, Mariantonieta realiza o doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica Argentina Santa Maria de Los Buenos Aires (UCA), na Argentina.

Mariantonieta é advogada regularmente inscrita na OAB/PR desde 1996, com 29 anos de exercício na advocacia. Ela foi candidata por uma vez ao Quinto Constitucional perante o TJ/PR, tendo sido sabatinada perante todos os pares da OAB/PR e escolhida em 2º. lugar geral da lista sêxtupla, por votação do Conselho Pleno da OAB/PR.

A VOTAÇÃO - O resultado das eleições da OAB-PG apontou os seguintes números: a chapa XI de Agosto obteve 888 votos (51,18%) contra 706 (40,69%) da chapa ‘Indispensável’. Foram 74 votos em branco (4,27%) e 67 votos nulos (3,86%), sendo 141 ‘votos perdidos’. Com isso, os votos válidos resultam no percentual de 55,71% para a chapa XI de Agosto e 44,29% da chapa Indispensável.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE