Presidência da OAB-PG é disputada por duas chapas | aRede
PUBLICIDADE

Presidência da OAB-PG é disputada por duas chapas

As eleições para definir a nova composição da direção da subseção de Ponta Grossa da Ordem dos Advogados do Brasil ocorre em 22 de novembro; o Portal aRede promoverá entrevistas com as candidatas a presidência

Mariantonieta Pailo Ferraz (à esquerda) é candidata a presidente pela chapa  ‘XI de Agosto’, enquanto Juliana Scalise Taques Fonseca (à direita) é candidata a presidente pela chapa Indispensável
Mariantonieta Pailo Ferraz (à esquerda) é candidata a presidente pela chapa ‘XI de Agosto’, enquanto Juliana Scalise Taques Fonseca (à direita) é candidata a presidente pela chapa Indispensável -

Kadu Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Ordem dos Advogados do Brasil está sob processo eleitoral. A eleição para definir quem irá compor a presidência da entidade ocorre no próximo dia 22 de novembro. O processo de inscrição das chapas terminou na última semana e em Ponta Grossa, dois grupos estão concorrendo a diretoria da subseção. A chapa XI de Agosto conta com o apoio do atual presidente da subseção de Ponta Grossa. Já a chapa Indispensável, representa a oposição.

Cabe destacar que a OAB tem variadas funções e também atua em diversas ações. A entidade representa a classe dos advogados e, mais do que defender estes profissionais, ela também a fiscaliza. De forma geral, a Ordem orienta o exercício da advocacia, coíbe e repreende as práticas que influenciam o Código de Ética.

XI DE AGOSTO - A chapa ‘XI de Agosto’ recebe apoio do atual presidente da subseção de Ponta Grossa da OAB, Jorge Sebastião Filho. A candidata a presidente pelo grupo é Mariantonieta Pailo Ferraz. Ela destaca que a chapa busca fazer uma campanha limpa e respeitosa. “Nossa chapa foi formada a partir de uma certa indicação de um grande grupo da advocacia de Ponta Grossa e da seccional do Paraná, considerando um perfil que tenha o ideal de conduzir o cargo sem nenhum interesse particular”, disse. A candidata ainda revela que a chapa foi formada a partir das necessidades da Ordem e que cada integrante foi pensando para cumprir o propósito da função da OAB.

Mariantonieta ressalta que um dos objetivos da chapa é iniciar imediatamente a constituição de todas as comissões, visto que dentro da Ordem existem comissões permanentes e existem comissões provisórias. “Se formos eleitos, com a chapa estadual XI de Agosto, haverá uma autonomia maior e uma valorização para essas comissões a nível, inclusive, de extensão de projeto, onde haverá, portanto, um retorno para todos os trabalhos e projetos que forem feitos por essas comissões”, explica. A candidata ainda afirma que espera dar continuidade ao trabalho da atual gestão.

Quanto ao processo eleitoral, Mariantonieta destaca que expectativa é positiva. “Vejo um processo eleitoral como a maior manifestação da liberdade. Nós somos livres e temos todos o direito de expressar nossas opiniões, nossos propósitos, de acordo com aquilo que nós entendemos ser, no momento, o melhor”, ponderou.

PROPOSTAS DA CHAPA XI DE AGOSTO - Entre as propostas da chapa XI de Agosto cabe destacar a ‘ESA Para Todos’, que diz respeito a Escola Superior de Advocacia Nacional, na qual a chapa quer garantir o acesso e aperfeiçoamento de qualidade para todos os advogados, com capacitação e aprimoramento permanentes da advocacia. A chapa também propõe planos de apoio ao fortalecimento da jovem advocacia, na qual busca estabelecer ações e metas em prol de sua estruturação, apoio e estímulo da carreira dos advogados, além da implementação da diretoria da Jovem Advocacia, com escopo voltado à sua capacitação mediante instrução jurídica.

Outra proposta diz respeito ao fortalecimento contínuo da advocacia dativa, onde se busca valorizar e revigorar o setor com a estruturação permanente da Escola de Dativos, dando  como avanço social e humanitário, em prol do jurisdicionado hipossuficiente.

INDISPENSÁVEL - A candidata a presidente pela chapa ‘Indispensável’ é Juliana Scalise Taques Fonseca. Ela explica que a chapa se formou a partir da união de vários grupos de oposição que “deixaram de lado suas arestas e se uniram em prol do interesse comum de todos que é a OAB e que são os advogados”. Juliana explica que o perfil dos advogados integram a chapa são de advogados experientes, e daqueles que estão em início de carreira. “Entendemos que a OAB tem que ser para todos, abrangendo todos os nossos profissionais e a junção dos mais experientes com os menos experientes facilita essa troca de ideias, facilita a chegada a um denominador comum em relação às dificuldades, facilitando que nós consigamos identificar o que precisa ser trabalhado dentro da OAB”, explica.

A candidata da chapa Indispensável afirma que o principal objetivo do grupo caso se eleja é o de aproximar todos os advogados da OAB, para que, segundo Juliana, se consiga ter acesso às dificuldades e para que se possa trabalhar por uma advocacia mais forte e valorizada. Ela ainda ressalta que a prioridade a curto prazo é de estreitar laços com as autoridades a fim de que seja possível criar protocolos de atendimento e facilitar o trânsito entre advogado e autoridades públicas. “Essa aproximação com as autoridades é imprescindível porque queremos ter uma gestão participativa e que culmine com condições mais favoráveis ao exercício da advocacia”, enfatiza.

A candidata destaca que, quando ao período eleitoral, espera que a chapa faça uma campanha propositiva para ouvir os advogados que estão insatisfeitos com a atual gestão.

PROPOSTAS DA CHAPA INDISPENSÁVEL - A candidata a presidente Juliana Scalise, explicou que as principais propostas da chapa Indispensável são: a defesa das prerrogativas e valorização dos advogados; o advogado retornando à sua casa, que é a sede da OAB; o aprimoramento e a atualização constante dos advogados; uma OAB mais próxima da sociedade; uma atenção especial ao advogado em início de carreira e a OAB e seu compromisso com o estado democrático de direito.

SÉRIE DE ENTREVISTAS - Nesta semana, o Grupo aRede promove uma série de entrevistas com as candidatas a presidência da subseção de Ponta Grossa da OAB e com seus respectivos candidatos a vice-presidente. A conversa com Mariantonieta Pailo Ferraz, candidata da chapa XI de Agosto, está marcada para quinta-feira (31), às 14 horas. Um dia depois, na sexta-feira (1), no mesmo horário, será a vez de Juliana Scalise Taques Fonseca, candidata da chapa Indispensável, responder aos questionamentos.

As entrevistas servirão como um espaço para que as chapas apresentem suas ideais e propostas para a Ordem. Além disso, também outro objetivo das conversas com as candidatas é o de buscar detalhar a forma como cada chapa pensa o contexto atual da advocacia, dentro de Ponta Grossa.

COMPOSIÇÃO COMPLETA DAS CHAPAS - As chapas que concorrem a direção da OAB são formadas por presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, conselheiros titulares e suplentes.

Chapa XI De Agosto:

Mariantonieta Pailo Ferraz - Candidata a Presidente

Rubens Cesar Teles Florenzano - Candidato a Vice-Presidente

Giorgia Enrietti Bin Bochenek - Candidata a Secretária-Geral

Danielle Stadler Biscaia Madureira - Candidata a Secretária

Recieri De Tarso Zenardi - Candidato a Tesoureiro

-

Conselheiros Titulares:

Luis Alberto Kubaski

Adriana De Fatima Pilatti Ferreira Campagnoli

Alexandre Postiglione Buhrer

Marcia Maria Barrida

Jose Luiz Teixeira

Marcio Barbosa Lima

Eurico Pereira De Souza Filho

Bianca Karla Wiecheteck Alves Dos Santos

Emerson Lopes De Souza

Paulo Renato Santos Filho

Anael Ruccieri Proença Dos Santos

-

Conselheiros Suplentes:

Tania Maria Ajuz Issa

Gerson Eurico Dos Reis

Salete Gauginski

Rogério Aparecido Barbosa

Izanete Aparecida Teixeira Valer

Tainan Felix Laskos

Meryellen Teleginski

Herculano Augusto De Abreu Filho

Kauana Maria Vicente Da Silva

Tatiane Moreira

Adrielly De Almeida Ferreira Do Prado

Bruna Lemr

-

Chapa Indispensável:

Juliana Scalise Taques Fonseca - Candidata a presidente

Marcos Luciano De Araujo - Candidato a vice-presidente

Mauricius Luis Mehl - Secretário(a)-Geral

Chayane Correa Soares Santos - Secretário(a)-Geral Adjunto

Oldemar Mariano - Tesoureiro(a)

-

Conselheiros titulares: 

Marcia Cristina De Paiva

Virginia Toniolo Zander Laroca

Angela Bontorin

Valeria Mariano

Ronaldo Messias De Carvalho

Ines Aparecida Mocelim

Juliano Moro Conke

Andressa Cristhiane Adami Hilgenberg

Fabiano Da Rocha Galvao

Mauro Cesar Carvalho Pereira

Jamilson Santos Queiroz

-

Conselheiros suplentes:

Mirian Aparecida Dos Santos

André Luiz Abreu Lima Lauda

Morgana Da Silva Sauka

Fernando Henrique Ribeiro Antunes

Crislaine De Fátima Serckumecka

Ederson Pinheiro Da Mota

Pamela Krüger Urso

Leticia Staroi De Paula

William Lopes De Souza

Anderson Rodrigues Guimarães

Janete Aparecida Diniz

Maiko Christoffer Dos Santos

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE