Alunos da UEPG checam informações em debate do Grupo aRede | aRede
PUBLICIDADE

Alunos da UEPG checam informações em debate do Grupo aRede

Confira como foi a análise dos alunos de pós-graduação do 'Projeto Combate à Desinformação nos Campos Gerais'

Acadêmicos da UEPG acompanharam o debate do Grupo aRede
Acadêmicos da UEPG acompanharam o debate do Grupo aRede -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Um grupo de estudantes da pós-graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) acompanhou o debate entre candidatos e candidatas à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG), realizado pelo Grupo aRede, na noite da última quinta-feira (3) - leia a notícia aqui. A verificação de informações e dados apresentados pelos candidatos foi realizado a partir de uma iniciativa do 'Projeto Combate à Desinformação nos Campos Gerais'.

Cada pesquisador(a) acompanhou um candidato(a) e, a partir daí, verificou a pertinência de indicadores, verificando em fontes (com credibilidade pública) se a informação apresentada Confere (C), é Parcialmente correta (P) ou caracteriza uma Desinformação (D). Entende-se como desinformação um dado, elemento que joga com ambiguidade de sentido, está descontextualizada, caracteriza alguma inverdade, generalidade sem comprovação de fonte ou mesmo não se justifica no modo de apresentar.

GALERIA DE FOTOS

  • Alunos da UEPG checam informações em debate do Grupo aRede
  • Alunos da UEPG checam informações em debate do Grupo aRede
  • Alunos da UEPG checam informações em debate do Grupo aRede
 

Os pesquisadores acham oportuno situar, por exemplo, que nem toda propaganda é desinformação, mas quando uma disputa eleitoral é marcada por pesquisas de opinião em que cada candidato se apresenta como vencedor da disputa a partir de supostas consultas de ‘opinião pública’ fica difícil ao eleitor entender, e até aceitar, que realidade é essa de que falam os candidatos, uma vez que não há condições de comprovação ou sequer justificativa técnica para falar de situações tão diferentes e imprevisíveis.

O foco da verificação da equipe do projeto 'Combate à Desinformação nos Campos Gerais' toma por base prioritária as propostas de políticas das candidaturas, parte das quais estão apresentadas no plano de governo junto ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e parte está presente nas falas de candidatos(as) por ocasião do debate. A escolha do debate deve-se à constatação de debates eleitorais são espaços fundamentais que a mídia deveria incentivar para fortalecer a disputa a partir do esclarecimento de propostas por questionamentos, contestações e diálogos, que contribuem nos processos democráticos.

A escolha de dois momentos com informação de cada candidato(a) participante do debate resume os levantamentos e verificações que indicam uma média das checagens realizadas pela equipe de pesquisadores(as). Na prática, registra-se desinformação em todas as candidaturas, seja explícita ou parcialmente sem procedência. Não se trata, por fim, de qualquer ataque a uma ou outra candidatura, mas apenas da constatação de que a responsabilidade de candidatos que se dispõem a administrar a cidade de Ponta Grossa implica tratar os dados e indicadores com o necessário compromisso e disposição em resolver os problemas sociais, a partir de políticas públicas, que exigem dados corretos, interpretação lógica e o esclarecimento aos moradores e eleitores da cidade. A informação contribui para fortalecer a democracia e a legitimidade do debate público.

Para conferir a checagem das informações realizadas pelo 'Projeto Combate à Desinformação nos Campos Gerais', clique aqui.

Com informações: Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE