Desfile de aniversário de Ponta Grossa será neste domingo
Entre público e participantes, Secretaria de Educação prevê 20 mil pessoas no evento
Publicado: 28/09/2024, 13:00
Após o adiamento em decorrência de condições climáticas, o tradicional desfile cívico em comemoração aos 201 anos de Ponta Grossa acontece neste domingo (29), às 8h30 da manhã. A expectativa da organização é que cerca de 20 mil pessoas participem do desfile que nesta edição conta com 90 grupos inscritos entre escolas, associações, secretarias municipais e empresas. Órgãos de segurança, como o Exército, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e as polícias Civil, Científica e Militar também vão passar pela avenida da cidade, totalizando 12 mil pessoas envolvidas diretamente no desfile.
Para garantir a segurança e o bom andamento do desfile, a Superintendência de Trânsito e Segurança Viária (STSV) informou que diversas ruas no centro da cidade sofrerão bloqueios e desvios temporários. A primeira intervenção acontece neste sábado, a partir das 15h e envolve a rua Augusto Ribas, no trecho que cruza com a rua Doutor Colares. O bloqueio se faz necessário para que o palanque do desfile seja montado.
No domingo (29), nas primeiras horas do dia, a partir das 6h30, a intervenção das ruas será ainda maior, exigindo atenção dos motoristas, considerando que o tráfego de veículos estará proibido nesses locais. A avenida Vicente Machado, no trecho que envolve as ruas Visconde de Nacar e Ermelino de Leão, além da rua Balduíno Taques, no trecho compreendido entre as ruas Penteado de Almeida e Doutor Colares estarão inacessíveis aos motoristas. Os bloqueios seguem até o encerramento do ato cívico.
Além do impedimento de tráfego de carros e motos, o bloqueio de acesso as vias também acometem o transporte coletivo do município, o qual realiza desvio de linhas de ônibus em trechos impedidos que levam ao terminal central de Ponta Grossa.
A Superintendência de Trânsito e Segurança Viária (STSV) de Ponta Grossa pede que os motoristas evitem trafegar pelo centro da cidade no horário do desfile. A STSV também recomenda que os motoristas utilizem rotas alternativas, evitando lentidão e congestionamento nas ruas próximas do desfile. No domingo (29), está previsto o auxílio de agentes de trânsito na região, a fim de auxiliar no tráfego de veículos de pequeno e grande porte, além de promover a segurança na região.