UPA Uvaranas será aberta para a população no final do ano
A presidente da Fundação de Saúde afirma que unidade deverá ter início dos atendimentos entre novembro e dezembro
Publicado: 14/08/2024, 19:39
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Uvaranas deverá ser aberta para a população entre novembro e dezembro, segundo a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Ponta Grossa, Priscila Degraf. A obra, no estilo steel frame, de construção a seco, já teve a estrutura metálica levantada e nas próximas semanas deverá entrar em fase final de construção.
Embora a estrutura física da nova UPA deva ser entregue em meados de outubro, a presidente da FMS tem o cuidado de informar a população que o serviço começará a ser ofertado somente depois que o local estiver equipado. "Depois da entrega da obra, temos que equipar a UPA", ressalta. Ela afirma que alguns desses equipamentos já estão sob posse da Fundação de Saúde. "Já tínhamos alguns equipamentos, que eram do antigo Hospital Municipal, todos estão em perfeito funcionamento e passam por vistoria", destaca. Ela informa que os itens que ainda precisam ser adquiridos estão em fase de licitação, dentro do cronograma previsto. Embora tenha uma estimativa de que a Unidade de Pronto Atendimento será entregue no fim do ano, Priscila ressalta que não pode precisar uma data. "Não temos como dizer em qual dia a UPA Uvaranas será inaugurada, pois dependemos que os fornecedores entreguem alguns equipamentos. Porém, todos os procedimentos de compra já estão sendo realizados", disse.
Priscila Degraf enfatiza que a UPA Uvaranas contará com três salas de emergência e terá um diferencial, em relação as demais unidades da cidade – uma farmácia interna e uma externa para atender a população. Além disso, ela reforça que a unidade, localizada na região de maior densidade populacional de Ponta Grossa, deverá atender um público de cerca de 110 mil pessoas. "Isso será um reflexo para toda a cidade, pois a população que habita essa região deixará de procurar as UPAs Santa Paula e Santana e poderá ser atendida aqui", ponderou.
Em relação ao credenciamento da nova UPA junto ao Ministério da Saúde, Priscila Degraf disse que para a realização deste procedimento, o mais importante é dispor do quadro histórico de atendimento. "A solicitação do cadastro só vai acontecer posterior a oferta do atendimento, cerca de um a dois meses depois da abertura. Isso porque a gente precisa do quadro histórico de atendimentos, que o Ministério da Saúde exige", explicou.
CONSELHO DE SAÚDE - Após a polêmica votação contrária para a abertura da UPA Uvaranas por parte do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Ponta Grossa, em julho, o órgão retrocedeu e convocou os conselheiros para nova votação no último dia 7. Dessa vez, as entidades que integram o CMS deliberaram para a oferta da unidade de atendimento as urgências. Na ocasião, Priscila Degraf destacou que a abertura da UPA é uma vitória para a política pública em Saúde, para o SUS e para a população de Ponta Grossa.
Integram o Conselho Municipal de Saúde 23 entidades, entre elas estão sindicatos, cooperativas, institutos e órgãos plenos da gestão da saúde.
Clique aqui e confira quais são os membros do Conselho Municipal de Saúde