Convenções partidárias movimentam cena política de PG | aRede
PUBLICIDADE

Convenções partidárias movimentam cena política de PG

Somente no último final de semana foram realizadas quatro convenções partidárias

A maioria das convenções ocorrem na Câmara Municipal
A maioria das convenções ocorrem na Câmara Municipal -

Carlos Eduardo Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Definições de candidatos, confirmações de coligações e movimentações de bastidores. As convenções partidárias de Ponta Grossa mexem com o contexto político municipal às vésperas do início da campanha eleitoral. Somente no último final de semana, quatro agremiações políticas realizaram conferências. Ao todo, nove legendas já definiram nomes para as disputas da Câmara e da Prefeitura. Cabe lembrar que, no pleito deste ano, a Justiça Eleitoral permite que as convenções sejam realizadas entre 20 de julho a 5 de agosto.

No último final de semana ocorreram cinco convenções. Os membros integrantes do Republicanos se reuniram na sexta-feira (26) para definir as candidaturas, enquanto o Democracia Cristã confirmou os candidatos no sábado (27). Os dois partidos pleiteiam cadeiras na Câmara Municipal somente, visto que integrarão a coligação do PSD de Marcelo Rangel, que deve confirmar candidatura para a disputa da Prefeitura.

Partidos que têm a intenção de disputar o Executivo ponta-grossense também definiram as chapas. É o caso do Novo, que homologou a candidatura de Magno Zanelatto para a disputa da Prefeitura e apresentou os candidatos a vereadores, no domingo (28). Enquanto o PSB, um dia antes, oficiou os nomes dos representantes que buscarão os cargos legislativos, contudo não confirmou a candidatura de Liliane Chociai para o Executivo, até o momento ela segue como pré-candidata. Caso o PSB não tenha uma candidatura própria para a Eleição majoritária, o partido se coligará com o PV de Aliel Machado, o qual também deve ser oficializado como candidato ao Executivo.

O PCdoB, integrante da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), também formada por PT e PV, apoiará Aliel, a definição ocorreu no sábado. Contudo, o PCdoB disputará a Câmara apenas com dois representantes, isso faz da legenda, em número de candidatos, ter a menor chapa entre os partidos de Ponta Grossa.

Além das conferências do fim de semana, outras cinco já haviam acontecido. Os três primeiros partidos que definiram as candidaturas foram o PSDB, Cidadania e PP. As legendas têm como candidata à Prefeitura de Ponta Grossa a deputada estadual Mabel Canto (PSDB).

Ainda na última semana, o Podemos e o Solidariedade também confirmaram os representantes para o pleito Legislativo. Ambos partidos formarão coligação com o PSD de Rangel.

DEMAIS CONVENÇÕES - Nesta segunda-feira (29), o Avante confirmou a coligação partidária com o PSD e ainda apresenta os nomes dos candidatos à Câmara. Na próxima quinta-fera (1), o PDT firmará a coligação com o PV e definirá os candidatos a vereadores. Também estarão coligados com o PV os partidos Psol e Rede, estes se definem no sábado (3).

Na sexta-feira (2), o PL realiza a convenção, a legenda indicará o candidato à vice-prefeitura de Marcelo Rangel, que também contará com o apoio do PRD, que se reúne no sábado (3) para definir a chapa de candidatos a vereadores.

No domingo (4), o União Brasil homologa a candidatura de Elizabeth Schmidt e apresenta a chapa de vereadores. Um dia depois, na segunda-feira (5), o MDB, partido que indicará o candidato à vice-prefeitura da atual Chefe do Executivo ponta-grossense, também apresenta a chapa de vereadores.

O último dia para a realização das convenções reserva ainda as definições do PSD que, além de confirmar a candidatura de Marcelo Rangel, também apresentará o nome dos candidatos a vereadores. Além deles, o PT e o PV, em conjunto, definem as respectivas chapas de candidatos ao Legislativo e confirmam a candidatura e os apoios à Aliel Machado.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE