Antigo 26 de Outubro deve virar 'Mercadão', afirma Elizabeth
Declaração foi feita em entrevista ao Portal aRede; segundo a prefeita de Ponta Grossa, já há encaminhamentos para que o projeto de restauro do prédio seja feito
Publicado: 01/07/2024, 16:25
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, afirmou que o prédio do Antigo Hospital 26 de Outubro, em Uvaranas, deverá se tornar o novo Mercado Municipal. A declaração foi feita durante entrevista ao Portal aRede, na tarde desta segunda-feira (1º).
Conversas de bastidores já apontavam a possibilidade do espaço histórico se tornar a nova sede do ‘Mercadão’, informação que confirmada pela chefe do executivo ponta-grossense. Elizabeth explicou que o prédio, que abrigava a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e a Fundação de Assistência Social, está praticamente fechado. Parte da edificação foi interditada pela Vigilância Sanitária e não tem condições de receber pessoas no momento.
De acordo com a prefeita, o local precisa passar por um processo de restauro para voltar a funcionar. “O restauro não é fácil de fazer, porque não é uma reforma, é um trabalho muito específico”, destaca Elizabeth.
"Inclusive, eu já tenho encaminhamentos para que esse projeto de restauro seja feito para colocar ali o mercado municipal. É o nosso propósito fazer isso no 26 de outubro."
A prefeita ainda destaca que, em outras cidades que possuem mercado municipal, o serviço costuma funcionar em prédios tombados pelo patrimônio. “É um anseio de qualquer cidade ter um local para troca de experiência, de troca de cultura. O mercadão é um ambiente cultural importante”.
PATRIMÔNIO - Fundado em 1906 pela Companhia da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande, o prédio do Antigo Hospital 26 de outubro foi tombado pelo Conselho de Patrimônio Cultural de Ponta Grossa (Compac), em 2002, e pela Coordenadoria Estadual do Patrimônio Cultural, em 2005.