Grupos políticos de PG se mobilizam para realizar convenções | aRede
PUBLICIDADE

Grupos políticos de PG se mobilizam para realizar convenções

As convenções definirão os nomes dos candidatos aos cargos eletivos; saiba quais são as próximas datas importantes dentro das articulações partidárias

Cinco partidos que contam com pré-candidatos a Prefeitura já definiram as datas das convenções
Cinco partidos que contam com pré-candidatos a Prefeitura já definiram as datas das convenções -

Carlos Eduardo Mendes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os grupos políticos que pretendem concorrer aos cargos eletivos nos poderes Executivo e Legislativo de Ponta Grossa estão próximos do limite no que diz respeito às definições das formações das chapas. No município, são 21 partidos que contam com diretórios locais. Entre todas as agremiações, os indicadores apontam que pelo menos sete devem pleitear o cargo de prefeito(a).

Na medida em que as convenções partidárias se aproximam, o prazo se aperta. Elas ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto. Informações de bastidores obtidas pela reportagem do Portal aRede indicam que a maioria dos partidos buscará realizá-las na data limite ou na semana final. As convenções servem para deliberar sobre coligações e definir candidatas e candidatos à prefeitura, bem como aos cargos de vereador. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Os partidos políticos que contam com diretório em Ponta Grossa são: MDB, PDT, PT, PCdoB, PSB, PSDB, Cidadania, PV, Avante, PP, PRTB, DC, PODE, Republicanos, PSOL, PL, PSD, Solidariedade, Novo, União e PRD (as nomenclaturas e a ordem seguem a lista do Tribunal Superior Eleitoral - TSE). Todos os citados devem formar chapas para a disputa das 19 cadeiras da Câmara Municipal. Entretanto, os partidos que se colocarão na disputa do Executivo, com candidatos a prefeito, devem ser: PV, PP, PSOL, PSD, Solidariedade, Novo e União.

CONVENÇÕES - Alguns dos partidos que lançaram pré-candidatos à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa já estabeleceram as datas para a realização das convenções. É o caso do partido Novo, que a realizará em 28 de julho. Depois, em 3 de agosto será a vez do PSOL. Dois dias mais tarde, na data final para a realização das convenções, haverá as definições dos partidos PSD, Solidariedade e PP. O Portal aRede entrou em contato com representantes do PV e União, que também contam com pré-candidatos ao Executivo, os partidos afirmaram que ainda não definiram as datas das respectivas convenções.

DATAS - É importante destacar que pré-candidatos que apresentem programas de rádio ou televisão ficam proibidos de fazê-lo a partir do dia 30 de junho, conforme a Justiça Eleitoral. A partir de 2 de julho é vedado a qualquer candidato comparecer a inaugurações de obras públicas. Já em 6 de julho, passam a ser proibidas algumas condutas por parte de agentes públicos, como a realização de nomeações, exonerações e contratações, assim como participar de inauguração de obras públicas.

Além das datas anteriormente mencionadas, há outras que merecem igual destaque. É o caso do período entre 9 de julho a 30 de agosto, quando os juízes deverão publicar edital contendo o nome das pessoas designadas como mesários que atuarão nas seções instaladas em estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes, no primeiro e no eventual segundo turnos de votação. Contando a partir da publicação do edital, os partidos políticos e federações terão cinco dias para reclamem das designações e para que as pessoas nomeadas apresentem recusa.

A partir de 21 de julho será disponibilizada, na internet, consulta dos locais de votação com vagas para a transferência temporária de seção para militares, agentes de segurança pública, guardas municipais; juízes e servidores da Justiça Eleitoral e promotores eleitorais em serviço no dia das eleições.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE