UTFPR aprova suspensão do calendário acadêmico 2024 | aRede
PUBLICIDADE

UTFPR aprova suspensão do calendário acadêmico 2024

Medida contempla os cursos de graduação dos 13 campi da UTFPR e vale partir do fim do semestre letivo 2024.1

A suspensão já havia sido indicada pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep)
A suspensão já havia sido indicada pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) aprovou, nesta sexta-feira (14), a suspensão do calendário acadêmico 2024 da Universidade em razão da greve dos servidores docentes e servidores técnico-administrativos. A suspensão contempla todos os cursos de graduação da UTFPR e valerá a partir do fim do semestre letivo 2024.1

A suspensão já havia sido indicada pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) e recebeu 37 votos favoráveis e uma abstenção no colegiado máximo da UTFPR.

Ao defender a legalidade da greve das duas categorias de servidores e que a valorização dos profissionais e do sistema público de educação superior do país é de interesse de toda sociedade brasileira, o relator da matéria no Couni, Alexandre Feitora, citou os invitáveis impactos desse movimento na rotina acadêmica como uma das justificativas para a decisão.

“Vale destacar que alguns alunos matriculados em turmas de professores que não aderiram à paralisação, não puderam frequentar as aulas devido a circunstâncias alheias as suas vontades, decorrentes da greve naquele campus, como o cancelamento do transporte de alunos para aquela cidade, a suspensão do RU [restaurante universitário] no turno de aula, ou ainda por estarem com poucas turmas ativas (sendo lecionadas), e já cientes de que precisariam continuar estas disciplinas em um período futuro, optaram por retornar para as cidades de suas famílias para economizar recursos financeiros de moradia e alimentação”, disse.

A exposição do relator foi antecedida pela manifestação favorável pela suspensão de representantes dos servidores dos estudantes da UTFPR.

Com a aprovação da matéria, uma resolução do Couni será expedida apresentando ações complementares paras as diferentes realidades do ensino na Universidade, como calendários acadêmicos próprios para os cursos de Licenciatura em Computação do Campus Ponta Grossa, ofertado na modalidade EaD, e do técnico de nível médio do Campus Campo Mourão. Também serão definidos nas normativas casos de exceção, como estudantes em dupla diplomação, formando e realizando estágios, com tratamento diferenciados a esses casos.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE