Comunidade estudantil se reúne no centro de PG contra projeto do PR
Segundo entidades, programa 'Parceiro da Escola' está tentando privatizar a educação pública do estado; Governo se manifesta
Publicado: 02/06/2024, 15:26
A 'Praça dos Polacos', no Centro de Ponta Grossa, se tornou palco de uma grande manifestação contra o projeto "Parceiro da Escola", do Governo do Paraná, na manhã do último sábado (1). Alunos, professores, pais de alunos e representantes de diversas entidades sociais se uniram para protestar contra o que consideram ser uma tentativa de privatizar a educação pública no estado.
O projeto, que ainda tramita na Assembleia Legislativa do Paraná, prevê a transferência da gestão de escolas públicas para empresas privadas. Segundo os críticos do projeto, essa medida vai gerar a precarização do ensino, com cortes de investimentos, piora na qualidade do atendimento e a possível demissão de professores.
GALERIA DE FOTOS
Durante a manifestação, os participantes carregavam cartazes com frases como "Não à privatização da educação!" e "Defendamos a escola pública!". Houve também discursos de representantes das entidades organizadoras do ato, que destacaram a importância da educação pública de qualidade para o futuro do país.
GOVERNO - Segundo o Governo do Estado do Paraná, o projeto é inspirado em modelos educacionais internacionais adotados em países como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Coreia do Sul, o programa prevê uma parceria para permitir que os gestores se dediquem apenas às atividades pedagógicas para promover um aprendizado ainda maior dos estudantes da rede. O projeto de lei que está em análise na Assembleia Legislativa também propõe um modelo democrático com consulta de pais, estudantes, professores e diretores antes da efetivação.