Frente da Preservação do Meio Ambiente homenageia Aliel
Deputado ponta-grossense é o único parlamentar a receber o "Prêmio Economia Verde”, que homenageia pessoas que fazem a diferença por um Brasil mais sustentável
Publicado: 14/05/2024, 20:13
O deputado federal Aliel Machado (PV) recebe nesta quinta-feira, 16, na Câmara dos Deputados, o Prêmio Economia Verde, destinado a 10 personalidades que se destacaram com ações pela preservação do Meio Ambiente. O prêmio é concedido pela Frente Parlamentar da Economia Verde, que é um foto democrático, multipartidário e multisetorial. Além dele, personalidades como Carlo Pereira, Secretário do Pacto Global da ONU no Brasil, Luis Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gonçalo Pereira, professor da Unicamp, entre outros, serão homenageados.
A entrega do prêmio vem num momento em que o parlamentar se destaca na Câmara dos Deputados com a aprovação do relatório do Projeto de Lei do Mercado de Carbono (2148/2015). O deputado foi relator do PL, aprovado em dezembro do ano passado, e que agora está no Senado para apreciação. Durante o período da relatoria, o parlamentar integrou a comitiva brasileira na COP-28, nos Emirados Árabes e ouviu centenas de setores e ONGs ligados à regulamentação do Mercado de Carbono, que na prática tem por principal objetivo a redução do CO2 e a consequente redução do aquecimento global.
"O mercado de carbono é um dos instrumentos mais eficazes dessa nova economia. Ele alinha incentivos econômicos com o interesse público de reduzirmos o aquecimento global e protegermos a vida na Terra. O mercado de carbono gera mais riqueza para quem produz da forma menos prejudicial para o planeta. E a melhor notícia é que o Brasil está muito bem posicionado para desenvolver esse mercado e consolidar sua liderança ambiental no mundo, trazendo prosperidade e bem estar para o nosso povo”, destaca Aliel.
FRENTE DA ECONOMIA VERDE - A Frente Parlamentar Mista pela Criação de Estímulos Econômicos para a Preservação do Meio Ambiente – ou simplesmente Frente da Economia Verde, surgiu a partir de um manifesto público em 2018 que, apoiado por 27 entidades representativas nacionais de diversos setores e mais de 200 parlamentares, requereu ao Congresso Nacional a criação de um espaço de discussão de um novo paradigma regulatório, no qual fossem definidas as bases para o desenvolvimento de um sistema tributário que levasse em consideração o impacto ambiental da atividade econômica, em cumprimento aos preceitos constitucionais.
A Frente propõe soluções para induzir e acelerar a transição para um modelo econômico de baixo carbono no Brasil. Apoiada por mais de 20 entidades representativas nacionais de diversos setores, a Frente contribui ativamente para o avanço e o aperfeiçoamento de matérias legislativas que tratam dessa nova ordem econômico-socioambiental.
Da assessoria