Fundação de Saúde confirma segunda morte por dengue em PG
Vítima era do sexo feminino e tinha idade na faixa etária entre 18 e 29 anos
Publicado: 24/04/2024, 17:00
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou, durante a tarde desta quarta-feira (24), o segundo óbito causado por dengue de paciente residente em Ponta Grossa. A vítima é uma paciente do sexo feminino, com idade entre 18 e 29 anos. O óbito ocorreu durante o corrente mês de abril. Cabe lembrar que o primeiro óbito em decorrência da doença foi confirmado na última quinta-feira (18), a vítima também era uma paciente do sexo feminino, mas com faixa etária de 40 a 49 anos.
A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf, diz que o Município está desolado com mais uma vida perdida em razão da doença e volta a ressaltar a importância de manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Ela destaca que os mutirões diários realizados pela Prefeitura de Ponta Grossa encontram situações preocupantes.
“Só nos dois primeiros dias de mutirão encontramos e removemos 419 criadouros e destruímos cerca de 400 focos do mosquito. O combate à dengue só será possível com a união e a conscientização de todos. É somente assim que vamos conseguir controlar o avanço da doença. Em cerca de dez minutos, cada pessoa pode ajudar limpando quintais e eliminando locais com água parada, tanto os maiores espaços, como piscinas, quanto os pequenos, como tampas de garrafa”, enfatiza.
CASOS CONFIRMADOS - Na última terça-feira (23), o Portal aRede noticiou que Ponta Grossa atingiu 1.887 casos confirmados de dengue, de acordo com o informe semanal da doença elaborado e publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (23). O município teve um aumento de 56,8% dos casos, se comparado às 1.203 confirmações registradas no boletim divulgado em 16 de abril, o que representa 684 novas confirmações da doença.
Na 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, que abrange Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés, o total de casos chegou a 2.957 casos confirmados, 54,6 % a mais que o boletim anterior, onde eram registrados 1.912 confirmações. A regional já registrou dois óbitos (incluindo o de Ponta Grossa) neste período epidemiológico.
CANAL DE DENÚNCIAS - A Prefeitura de Ponta Grossa lançou o canal exclusivo para denúncias envolvendo possíveis focos do mosquito da dengue. Por meio do WhatsApp (42) 99830-3526, das 8h às 17h, o munícipe pode relatar situações como terrenos abandonados com água parada, inclusive com o envio de fotos.
O Município tem tomado medidas tanto para conter o avanço da dengue quanto para garantir o atendimento aos pacientes com sintomas. Uma tenda instalada recentemente no estacionamento da UPA Santa Paula atendeu, em três dias, cerca de 1.100 pacientes avaliados na triagem e classificação de risco. Além desses pacientes, outros 428 atendimentos a crianças foram realizados no ambulatório pediátrico da UPA, totalizando 1.563 atendimentos.
Com informações da assessoria