Festa da Acies reúne legionários na Catedral de PG
Mais de 100 pessoas participaram da solenidade, a maior da Legião de Maria
Publicado: 26/03/2024, 15:53
Aproximadamente 160 legionários ativos e auxiliares se reuniram, no domingo (24), na Paróquia/Catedral Sant’Ana, para a tradicional Festa da Acies, a grande solenidade do ano da Legião de Maria. Iniciou às 15 horas, com as orações iniciais da Tessera, Santo Terço e, em seguida, a missa presidida pelo padre Jaime Rossa, diretor espiritual da Legião de Maria. Após o Evangelho, legionários fizeram a procissão de consagração individual e, logo após, padre Jaime conduziu a consagração coletiva.
“A festa foi muito linda! Reuniu legionários na renovação da consagração a Nossa Senhora. Calculo que estavam presentes 160 pessoas, todas legionárias. Isso é só uma parte dos integrantes da Legião, já que em outras igrejas também houve a Festa da Acies. Em igreja que não fizeram, o povo veio para a Catedral”, comenta Enezita Homann Hrycyna, presidente do Senatus Assumpta de Ponta Grossa, que coordena os trabalhos da Legião de Maria no Paraná e em Santa Catarina. Conselhos de outras cidades que pertencem ao Senatus também promoveram a Festa: o Comitium Mater Populorium, de União da Vitória; Comitiun Rainha dos Apóstolos, de Cornélio Procópio, e o Comitium Magnificat, de Curitiba, que a celebrou no dia 21, informa Enezita.
Padre Ademir da Guia Santos explica que a solenidade da Acies visa reunir os legionários do Setor, área e conselhos para se conhecer mutuamente e fortalecer o espírito legionário. “Ela tem como fundamento a devoção à Santíssima Virgem e a consagração dos legionários a Nossa Senhora. A palavra ‘Acies’ deriva do latim e significa ‘exército em ordem de batalha’. Designa a cerimônia em que os legionários, como em um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, a rainha da Legião de Maria, pela consagração. Ainda para receber, pela intercessão dela, bênçãos e força para mais um ano de combate contra o exército do mal e pelo Reino de Deus. E, também, receber graças pela intercessão de Maria por seus trabalhos e missão legionários”, explica padre Ademir.
De acordo com o sacerdote, é a grande solenidade do ano. A festa central da Legião de Maria. “Importantíssima a participação de todo o legionário. Somente motivos graves o afastam desse momento de graça. A Legião se sustenta com os trabalhos em união e sob a dependência de Maria. A festa é a solene declaração desta união e dependência de Maria. A renovação individual e coletiva marca o compromisso de fidelidade da Legião”, enfatiza.
O Senatus Assumpta de Ponta Grossa reúne atualmente 22 mil legionários. Se somadas as auxiliares, o número chega a 60 mil. Na Diocese, a Legião de Maria existe em praticamente todas as paróquias. Quem quiser mais informações deve procurar a sua comunidade e também o Senatus pelo telefone (42) 3027-5225 ou via email: [email protected].
Das Assessorias