Comunidade do MST vai se tornar assentamento em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Comunidade do MST vai se tornar assentamento em Ponta Grossa

Wellington Dias, ministro do MDS, confirmou presença na festa de celebração da conquista do assentamento, no dia 16 de março. O pré-assentamento Emiliano Zapata está localizado em uma área da Embrapa

A comunidade tem produção de grande diversidade de alimentos
A comunidade tem produção de grande diversidade de alimentos -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após mais de 20 anos de formação do acampamento, as mais de 70 famílias camponesas da comunidade Emiliano Zapata, em Ponta Grossa (PR), estão perto de comemorar a conquista definitiva da Reforma Agrária. O anúncio oficial da criação do assentamento está marcado para o dia 16 de março, com festa e ato público com autoridades, na sede da comunidade.

Estão confirmadas as presenças do ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil do governo brasileiro; do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Paraná, Nilton Bezerra Guedes; Dom Sergio Arthur Braschi, Bispo da Diocese de Ponta Grossa; e o desembargador Fernando Prazeres, coordenador da Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal de Justiça do Paraná e como atuante no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – (CEJUSC Fundiário).

A programação da festa começa às 9h, com visita a unidades produtivas e espaços coletivos da comunidade, 10h ato político com autoridades, e 13h com almoço comunitário oferecido gratuitamente pelas famílias assentadas. 

Ao longo de todo o dia, haverá Feira da Reforma Agrária com alimentos agroecológicos do assentamento e de outras comunidades do MST, e da Economia Solidária, com participação da Feira Permanente da Economia Popular Solidária e da Associação das Feirantes da Economia Solidária dos Campos Gerais, a Rede Mandala, Black Quadros. A animação do encontro ficará por conta dos grupos Solidum e Gaita Fandangueira, com vanerão tradicional da região. 

Adriana Prestes, integrante da coordenação da comunidade Emiliano Zapata e da coordenação do MST no Paraná, conta sobre a mobilização do assentamento para receber a festa da conquista definitiva da área: “As famílias estão com muita expectativa e animadas para este dia. Estamos vendo a reforma agrária popular sendo reconhecida no Paraná. É a prova de que vale a pena fazer a luta coletiva”. 

Este será o segundo acampamento do MST a ser efetivado como assentamento no Paraná, durante este terceiro mandato do presidente Lula. Mais de 80 comunidades camponesas do estado ainda aguardam a conquista definitiva da Reforma Agrária no estado. 

REFORMA AGRÁRIA - A comunidade Emiliano Zapata está localizada a 20 quilômetros do perímetro urbano de Ponta Grossa, rodovia do Talco, próximo ao Parque do Botuquara. Quem visita o local hoje, encontra uma grande diversidade de produção, casas estruturadas, espaço comunitário e cooperativa. É um cenário bastante diferente do que havia ali há quase 21 anos. 

Os 630 hectares de terra pertenciam à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), havia recebido por meio de doação pela União para a realização de pesquisas. No entanto, a área estava sendo utilizada para o monocultivo de pinus, voltado a interesses da iniciativa privada, além do plantio de soja e experimentos com sementes transgênicas. Parte da área também passava por ameaça de grilagem por fazendeiros da região.  

A área foi ocupada no dia 26 de agosto de 2003, desde então, se iniciou uma transformação, quando as famílias passaram a se dedicar à produção de alimentos, principalmente sem o uso de agrotóxicos. O desenvolvimento da produção ganhou impulso quando a comunidade conseguiu criar a Cooperativa Camponesa de Produção Agroecológica da Economia Solidária (Cooperas) em 2011, para comercialização de alimentos. 

Muito trabalho coletivo e cooperado possibilitou a entrada em programas nacionais como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o de Alimentação Escolar (PNAE), com impacto direto na geração e na distribuição da produção. 

Somado a isso, a comunidade ampliou laços com o mundo urbano por meio de parcerias com diversos programas de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), como o Projeto Lama (Laboratório de Mecanização Agrícola), Iesol (Incubadora de Empreendimentos Solidários) e do Curso de Jornalismo, entre diversos apoios de entidades sindicais, religiosas e movimentos sociais de Ponta Grossa e região. 

Os camponeses que vivem no Emiliano Zapata já participaram das ações de solidariedade que estão sendo promovidas pelo MST desde o início da pandemia. São toneladas de alimentos produzidos pela comunidade e doados para famílias vivendo em vulnerabilidade na região urbana.

GALERIA DE FOTOS

  • Estão sendo reformados e construídos novos espaços comunitários, como quiosques, espaço de Saúde Popular, banheiros e também o novo barracão da cooperativa.
    Estão sendo reformados e construídos novos espaços comunitários, como quiosques, espaço de Saúde Popular, banheiros e também o novo barracão da cooperativa.
  • Estão sendo reformados e construídos novos espaços comunitários, como quiosques, espaço de Saúde Popular, banheiros e também o novo barracão da cooperativa.
    Estão sendo reformados e construídos novos espaços comunitários, como quiosques, espaço de Saúde Popular, banheiros e também o novo barracão da cooperativa.
  • Estão sendo reformados e construídos novos espaços comunitários, como quiosques, espaço de Saúde Popular, banheiros e também o novo barracão da cooperativa.
    Estão sendo reformados e construídos novos espaços comunitários, como quiosques, espaço de Saúde Popular, banheiros e também o novo barracão da cooperativa.
  • A comunidade tem produção de grande diversidade de alimentos.
    A comunidade tem produção de grande diversidade de alimentos.
 

SONHO COLETIVO - Marcia Rocio de Paula está entre as moradoras mais antigas da comunidade. Ela morava na cidade e tinha trabalhos informais em restaurantes, como diarista, cuidando de pessoas idosas. Com filhos pequenos, se preocupava com a violência e as dificuldades em garantir qualidade de vida. Hoje, Marcia e a família vivem da produção na terra, com mais saúde e renda. 

“É uma questão de saúde física, mental, do trabalho, comunidade, depois que a gente veio pra cá melhorou 100% a nossa vida. Mesmo na questão financeira. Na cidade a gente trabalha hoje para pagar o comeu ontem, e aqui conseguimos fazer a nossa casa, temos nosso carrinho, temos trator, a gente não passa dificuldade, mexe com horta, lavoura, tem os bichinhos também, coisa que na cidade todo mundo sabe que não é assim”, compara a camponesa. “Quando eu vou pra cidade passear, não vejo a hora de voltar embora”, brinca. 

A poucos dias de ser assentada formalmente na terra em que trabalha há mais de 20 anos, Marcia conta que está realizando um sonho. “Eu sempre sonhei em ter uma terra pra mim, pra plantar. Quando surgiu a oportunidade, eu vim. Estou muito feliz, porque deu bem como a gente queria, trabalhar na terra, produção totalmente orgânica pra ter boa qualidade de vida pra mim, minha família e todos os companheiros”. 

Para Marcia, outra diferença da comunidade para a vida que levava na cidade é o trabalho coletivo e o companheirismo entre as famílias. “Aqui nós somos muito unidos, um apoio aos outros e estamos conectados pra fazer o que for preciso”. Exemplo disso é o grande mutirão organizado pelo pré-assentamento para receber a festa do próximo dia 16. 

Há mais de um mês, toda comunidade está envolvida na construção de banheiros e da nova sede da cooperativa, na sede da comunidade. Nos finais de semana, mais de 40 pessoas participam simultaneamente dos trabalhos. “O povo tá muito feliz, todo mundo com a mão na massa, e nós só temos a agradecer”, completa. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE