IFPR busca apoio para construção de sede em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

IFPR busca apoio para construção de sede em Ponta Grossa

Cem novas unidades de institutos federais foram anunciadas pelo Governo Federal, agora, o IFPR busca que uma destas seja na cidade

Coordenador do Centro de Referência do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Ponta Grossa, Adriano Stadler detalhou possível novo campus em Ponta Grossa.
Coordenador do Centro de Referência do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Ponta Grossa, Adriano Stadler detalhou possível novo campus em Ponta Grossa. -

Larissa Bim

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O coordenador do Centro de Referência do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Ponta Grossa, Adriano Stadler esteve nos estúdios do Portal aRede, nesta segunda-feira (4), em uma entrevista exclusiva sobre a possibilidade da construção de uma sede para o instituto na cidade. 

Confira os destaques da entrevista:

O IFPR não possui sede própria em Ponta Grossa e exerce suas atividades, desde 2021, em espaços cedidos. Até 2023 as aulas aconteciam no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e no início de 2024, através de um convênio com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), as aulas passaram para o Centro Integrar (antigo PDE), localizado no campus Uvaranas.

Adriano conta que o centro em Ponta Grossa, é uma extensão do instituto de Curitiba e que os professores são cedidos de outros institutos da região. 

Na reunião entre as instituições para formalizar este convênio, que aconteceu no último dia 27, a UEPG ressaltou a possibilidade de cessão de um terreno de 60 m² para construção da sede do IFPR. Também, em dezembro de 2023, o Governo Federal anunciou a construção de 100 novos campis de institutos federais em todo o país até 2026. 

O assunto ganhou repercussão, visto a possibilidade da cidade ganhar sua terceira universidade pública. O instituto, que já atua na cidade, busca agora apoio para conseguir que uma destas cem unidades a serem construídas em todo o país, seja no município. O anúncio das cidades que devem receber as unidades deve ser feito em breve através do Novo Pac da Educação. 

Os vereadores protocolaram, na última quinta-feira (29), duas moções de apelo, dirigidas à Prefeita Elizabeth e ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; os vereadores Geraldo Stocco e Dr. Erick protocolaram uma terceira moção ao ministro da Educação, ministro da Casa Civil e ao deputado federal, Aliel Machado. Na justificativa, os parlamentares destacaram que a construção da sede auxiliará o desenvolvimento econômico de Ponta Grossa e região, trazendo profissionais qualificados, pesquisas e inovação.

O IFPR, conforme Adriano diz, é uma instituição pluricurricular, e pode atuar tanto com cursos técnicos, quanto profissionalizantes e também graduações. Em Ponta Grossa, atua apenas com ensino médio técnico, com o curso de Informática, devido à falta de uma sede própria e de investimentos para expansão dos cursos. "Nós vamos transformar essa escola que já existe, com 130 alunos, em uma instituição própria e expandir", declarou.

Ressalta ainda que cidades menores que Ponta Grossa, como Telêmaco Borba, possuem campus próprio com mais de mil alunos. 

Se for possível a construção da sede no município, Adriano diz que Ponta Grossa tem muito a ganhar, visto que é o maior polo industrializado do interior do Paraná, e muitos estudantes já sairiam do ensino médio com curso técnico. 

Confira a entrevista na íntegra:

VÍDEO
Coordenador do Centro de Referência do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Ponta Grossa, Adriano Stadler detalha possível novo campus em Ponta Grossa. | Autor: Portal aRede.
 
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE