Mais de 3 mil eleitores estão com irregularidades em PG | aRede
PUBLICIDADE

Mais de 3 mil eleitores estão com irregularidades em PG

Número de eleitores mortos somente no início de janeiro também impressiona

Filas se formam no TRE para quem deixou para última hora
Filas se formam no TRE para quem deixou para última hora -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O prazo para regularização ou mesmo para tirar o título de eleitor se encerra no dia 8 de maio, segundo informou a Justiça Eleitoral, que determina que o sistema seja fechado 150 dias antes das eleições. Vale ressaltar que em 2024, as eleições municipais estão marcadas para ocorrer no dia 6 de outubro, quando os eleitores de todo o país vão às Urnas escolher o novo prefeito(a) e vereadores.

Segundo informações obtidas pelo Portal aRede e Jornal da Manhã junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Ponta Grossa, os números já começam a crescer desde o início de janeiro. Somente na primeira quinzena do mês, mais de 200 pessoas compareceram ao TRE para tirar o título eleitoral e 64 eleitores pediram mudança do local do título para Ponta Grossa. Outro número interessante é que 186 eleitores do município tiveram o título cancelado devido a óbito somente em janeiro.

Segundo as normas, o título é cancelado quando o eleitor fica três eleições consecutivas sem participar do processo eleitoral e sem justificar a falta para a justiça ou quando ocorre o óbito, Ponta Grossa tem 43 mil eleitores nesta situação. Para fazer a regularização, o interessado deve ir até um Tribunal Regional Eleitoral (TRE) levando os documentos de identificação. Vale ressaltar para casos menos graves, quando o título ainda não foi cancelado, é possível usar o aplicativo E-título para fazer o pagamento da multa e regularizar a situação.

Outro número informado pelo TRE se refere aos 3.857 Títulos suspensos. Isso ocorre quando o eleitor teve um processo criminal transitado e julgado, quando tem conscrição no serviço militar obrigatório ou quando tem condenação por improbidade administrativa. Nesse caso, para regularizar é necessário ter um Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE), ir até um TRE e pagar as multas, entre outros requisitos.

ATENDIMENTO—A partir de 22 de janeiro o Tribunal Eleitoral de Ponta Grossa (TRE) passa a prestar atendimento das 12h às 18h de segunda à sexta. A localização do TRE da cidade fica na Rua Saint Hilaire, na região do Oficinas, colado ao Fórum da cidade.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE