Diocese de Ponta Grossa celebra 25 anos do Encontro de Casais | aRede
PUBLICIDADE

Diocese de Ponta Grossa celebra 25 anos do Encontro de Casais

A celebração aconteceu na última sexta-feira (15), em Castro

Imagem ilustrativa da imagem Diocese de Ponta Grossa celebra 25 anos do Encontro de Casais
-

Publicado Por Larissa Bim

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Celebração eucarística e jantar marcaram os 25 anos do Encontro de Casais com Cristo (ECC) na diocese de Ponta Grossa. A noite festiva ocorreu na sexta-feira (15), na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Castro, com missa presidida pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi e concelebrada pelos padres Valdenício Antonio da Silva, pároco da comunidade; Vandir Santo Freo, da Paróquia São Judas Tadeu, e Glauco de Camargo Pinto, pároco da São Judas Tadeu, de Ponta Grossa, auxiliados pelo diácono Emanuel Fidélix do Nascimento.

     Idealizado por padre Alfonso Pastore em 1970, o ECC é o serviço escola da Igreja Católica feito por casais, para os casais. Despertar, formar e enviar casais para atuar nas mais diversas pastorais - como 'sal da terra e luz do mundo' - é sua missão, que envolve ainda preservar a integridade, a unidade, o espírito e adequar a formação e evangelização dos casais. O ECC de Castro teve início em 1997, com 16 casais. Eles se deslocaram até Ibiporã, no Norte do Paraná, e participaram, na época, da primeira etapa do encontro de casais com Cristo. Com disponibilidade, esses 16 casais foram os promotores e realizadores do primeiro ECC na Paróquia de São Judas Tadeu, de Castro e da Diocese de Ponta Grossa, entre os dias 15, 16 e 17 de maio de 1998. O primeiro diretor espiritual foi padre Silvestre Selunk, sacerdote da Congregação Cavanis. Hoje, já são mais de dois mil casais que tiveram a oportunidade de participar desses encontros.

     Na sua homilia, Dom Sergio destacou a importância do ECC na Diocese. "O ECC está inserido na comunidade paroquial da nossa Diocese. Daqui a 300 anos, alguém vai estar participando da Igreja, porque vocês receberam, plantaram e estão cuidando dessa plantinha, desta Igreja Sinodal", lembrou o bispo. O casal Edna Megumi Kayano e Vanderlei de Araújo, que, depois de quatro anos deixou a coordenação diocesana, aproveitou para fazer agradecimentos. "Estamos felizes e honrados em fazermos parte desse grupo. Agradecemos a Deus pela oportunidade que nos deu, escolhendo como casal diocesano para que aprendêssemos, vivenciássemos e servíssemos a nossa Igreja e as famílias. Também agradecemos a Dom Sergio por seu apoio e orientação espiritual. Com sua mansidão e carinho, sempre esteve disponível aos pedidos e apelos de nosso ECC".

     O casal citou outros diretores que acompanharam o grupo em sua gestão e ainda casais diocesanos, setoriais e equipes dirigentes que permitiram que o ECC chegasse à marca de 25 anos na Diocese. Na ocasião, foi apresentada a nova equipe dirigente, que terá a responsabilidade de conduzir e dar continuidade ao movimento, a partir de 2004. Edilson Machado Gonçalves e Ronilce Moreira Bueno Gonçalves são da Paróquia Senhor Menino Deus, de Pirai do Sul. "Fortalecer e dar continuidade ao ECC na Diocese é nossa expectativa", destacou o novo casal diocesano, que, logo após a celebração, recebeu uma bênção especial de Dom Sergio, desejando uma profícua gestão.

     Na Diocese de Ponta Grossa, 12 paróquias contam com o ECC implantado. Há participantes do Encontro de Casais com Cristo em Castro, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Ventania, Carambeí e Guamiranga.   

Com informações: assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE