UTFPR aprova título de Doutor Honoris Causa ao presidente Lula | aRede
PUBLICIDADE

UTFPR aprova título de Doutor Honoris Causa ao presidente Lula

Reconhecimento acontece pelo motivo de Lula ter assinado a mudança de Cefet-PR para UTFPR

Atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva
Atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva -

Publicado por Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 'Conselho Universitário' da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aprovou nesta sexta-feira (15), durante a sua 55ª Reunião Ordinária, a outorga de título de Doutor Honoris Causa ao atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A data para a cerimônia de entrega do título ainda será agendada junto à Presidência da República.

A UTFPR será a primeira instituição do Sul do Brasil a homenagear o atual presidente com um Doutorado Honoris Causa, o maior título honorífico concedido por universidades.

"Conceder o título ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ser uma justa homenagem, é um reconhecimento ao cidadão que, no exercício da Presidência da República, assinou a lei de transformação do Cefet-PR em UTFPR, elevando a Instituição a outro patamar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão", destacou o conselheiro Lino Trevisan, relator da proposta.

A matéria foi aprovada pelo Couni, instância máxima da UTFPR, com 23 votos favoráveis, seis contrários e seis abstenções. Este será o terceiro título do gênero entregue pelo Couni; já o receberam o ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (2015) e o ex-deputado federal Alex Canziani (2020).

O presidente do colegiado, reitor Marcos Schiefler, classificou a aprovação do título como um momento histórico, em razão de existir um contexto que relaciona a criação da UTFPR ao desenvolvimento do Brasil nos últimos 20 anos.

"É importante ressaltarmos o efeito do presidente Lula sobre a UTFPR; mas, se expandirmos [a análise] para as políticas que levaram a essa mudança sem precedentes na educação superior do Brasil, na oferta de vagas, na interiorização por meio dos institutos e universidades, claro que o efeito para a educação é muito maior. Mas a concessão aqui já é o suficiente, a meu ver, ser baseada no que foi feito diretamente na UTFPR", disse.

O Doutor Honoris Causa é um dos quatro títulos honoríficos previstos na Resolução N° 20/2014 do conselho, sendo concedido "à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da tecnologia, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos". Os outros três são: Mérito Universitário, Professor Emérito e Professor Honoris Causa.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE