PCdoB apoia aumento do número de vereadores em PG | aRede
PUBLICIDADE

PCdoB apoia aumento do número de vereadores em PG

Projeto de Lei segue em discussão na Câmara de Vereadores da cidade

A sigla detalha que com 19 cadeiras, cada vereador representa aproximadamente 18.861 moradores
A sigla detalha que com 19 cadeiras, cada vereador representa aproximadamente 18.861 moradores -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Ponta Grossa manifesta seu total apoio à ampliação do número de cadeiras na Câmara Municipal de 19 para 23 em nota enviada ao Portal aRede. “Nosso município é um dos que mais cresce em população no estado do Paraná. Contudo, recentemente diminuímos o número de conselheiros, o que vai contra esta tendência”, destacou a nota da legenda. O grupo ainda defende que a Constituição Federal permite 23 vereadores, considerando a população atual de 358.367 moradores de Ponta Grossa, e que esse aumento resultará em uma maior representatividade.

Em um cálculo simples, a sigla detalha que com 19 cadeiras, cada vereador representa aproximadamente 18.861 moradores. Se aumentarmos o número para 23 cadeiras, cada vereador eleito representaria cerca de 15.581 moradores. Justificando que quanto menor o número de pessoas representadas por cada membro do conselho, melhor será a sua capacidade de se conectar com os seus constituintes e atender às suas necessidades específicas durante o seu mandato.

“Neste contexto, aumentar o número de vagas proporcionaria oportunidades aos candidatos com menos recursos financeiros, tornando a competição mais inclusiva”, destacaram na nota. A sigla defende que com mais representantes as questões importantes da população de Ponta Grossa serão levadas ao debate na Câmara Municipal, “que atualmente tende a ser dominada pela elite da cidade”. 

PROJETO — A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) poderá aumentar o número de vereadores. O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 004/2023 foi discutido nesta quarta-feira (29), durante a ‘Sessão Ordinária’ da Casa de Leis. A proposta amplia o número de parlamentares para 23, quatro a mais dos 19 atuais. Uma ‘Comissão Especial’ foi criada para discutir o texto.

O projeto chegou ao Poder Legislativo em 21 de julho e visa aumentar o número de vereadores em Ponta Grossa. Assinam a proposta os parlamentares Izaías Salustiano (PL), Jairton da Farmácia (PSD), Josi do Coletivo (Psol), Léo Farmacêutico (PSD), Missionária Adriana (SD), Professor Careca (PSB) e Sargento Guiarone (PRTB).

Segundo a justificativa do texto, a ampliação no número de vereadores também aumentaria a representatividade dos ponta-grossenses. A “representação política dos cidadãos é fundamental para o fortalecimento da nossa democracia”, explica o projeto de lei. Além disso, os parlamentares justificam o número do eleitorado de Ponta Grossa, que teve aumento nos últimos anos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE